3.12.2013

Começam a desvendar-se os "mistérios"...

...que são as candidaturas autárquicas.
Provavelmente nunca houve uma tão grande mudança nas câmaras do Alentejo Litoral!
Três dos cinco municípios vão ter, obrigatoriamente de mudar de presidente, mas não necessariamente de cor politica.
A "incompetente" lei da limitação dos mandatos assim o obriga e, se calhar, talvez dor causa  da duvida ainda existente acercada recandidatura no concelho vizinho, tem obrigado ao silêncio táctico do PCP em relação ao "posto" onde irá colocar Vítor Proença, autarca em fim de mandato em Santiago do Cacém.
No entanto já apresentou o seu candidato, o vereador Álvaro Beijinha, um "independente", seja lá o que isso é, no conceito do PCP.
Igualmente o PSD apresentou o seu candidato, Pedro Gamito e está a resistir a uma coligação com o PP.
No PS, surgem nomes, mas também surgem zangas entre os socialistas, ou seja, nada oficiola até ao momento.
Zangas entre os socialistas parece ser comum, como em Alcácer do Sal e Grândoila.
Em Alcácer do Sal, existem divergências com os nomes de Torres Couto (alguém sabe porquê?) e Pedro Paredes, que, ao que parece, que não quer sair.
Esta zanga toma proporções "homéricas" em Grândola, onde já são três os candidatos ou proto candidatos: Candeias, Campaniço e Cordeiro...mas sabe-se que Beato ainda terá uma palavra a dizer e designar o seu "delfim".
Das outras forças partidárias nada se sabe, mas ventila-se Vítor Proença, do PCP, que também é apontado em Alcácer...talvez a sua aproximação aos grupos financeiros que dominam Grândola e Alcácer seja determinante.
Sines em total silêncio, apesar de ter sido apresentado um candidato PS, Nuno Mascarenhas.
Mesmo sabendo que Manuel Coelho talvez preferisse um estilo "chavista" e continuar no poder, será determinante na escolha do seu sucessor.
A Sul, nada de novo e será, talvez, o único concelho onde tudo se deverá manter.

51 comentários:

Anónimo disse...

O Vitor Proença como é um presidente de câmara profissional, vai saltar para o concelho ao lado, Grândola, para prestar mais um serviço ao PC e deixar mais um concelho à beira da ruína como fez com o de Santiago, caso os socialistas de Grândola não o apoquentem. Não acredito muito que Alcacer e Grãndola regridam para voltar a serem câmaras comunistas, era deitar tudo abaixo o que foi feito nestes mandatos do Paredes e do Beato. Santiago com o vereador Beijinha a candidato, se vencer é mais do mesmo e a continuidade da gestão Proença que deixa o concelho com uma divida de 20 milhoes de euros. O PS já tem candidato? Qual for que seja, pode impigir uma derrota à CDU porque o vereador Beijinha não é o Proença, nem pouco mais ou menos. Falta saber qual é o candidato tambem do Bloco. Será outra vez o Francisco Roque? E o Movimento do ex comunista Ferro, tem candidatura? Sines vai cair para o lado do PS.
É o fim de carreira do Coelho, e o PS vai finalmente deitar a mão à câmara. Odemira fica na mesma.

Anónimo disse...

Está na hora de uma mudança politica no concelho de Santiago. Mais 4 anos de CDU é a desgraça total.

lopes disse...

O que é intrigante é a passividade de certas forças políticas, que poderiam tirar os comunistas de Santiago do Cacém e não querem.
O PS, PSD e PP poderiam ter feito isso, mas o PS prefere os namoros com o PCP, pelo que se viu pelas ultimas cartas de "amor" a pedir coligações.
Além disso anda com lutas internas e mantém a tónica de candidatos fracos.
O PSD é o "clube" pessoal do Pedro do Ó, que se pavoneia de um lado para o outro e está a acabar com o PSD em Santiago!
E PCP é como a Duracell: e dura, e dura, e dura....
Sines é outro mistério...quem será o sucessor de Coelho? a mulher, a Marisa.
Em resumo,vai ser giro assistir aos próximos tempos

Anónimo disse...

A culpa do concelho de Santiago poder vir a continuar a ser vermelho e uma ilha comunista cada vez mais isolada no panorama politico da região deve-se, em larga medida, ao Pedro do Ó que está a ser a melhor muleta da CDU, tal como foi o vereador do PSD Pereira Dias neste mandato, que aprovava tudo o que vinha da CDU. O Pedro do Ó está a ser o coveiro do PSD em Santiago e a melhor ajuda que a CDU podia ter nas próximas eleições, porque bastava uma coligação entre o PS e o PSD para derrotar a CDU sem apelo nem agravo. Mas o Pedro do Ó só pensa na sua carreira política, e está-se a marimbar para o concelho de Santiago.

Anónimo disse...

É Oficial, Vitor Proença, Presidente DE Câmara Profissional é candidato a Presidente DE Câmara em Alcácer do Sal. in http://www.mirobriga.pt/index.php?file=paginaprincipal/noticias/noticia.htm&id=7758

Anónimo disse...

Concordo que o facto de Santiago ser ainda um bastião comunista se deve ao PS, um conjunto de desorganizados e ao PSD, onde o boy Pedro do Ò ainda anda a ver se apanha algum tacho.

Anónimo disse...

Beijinha é o candidato possível no deserto do PC em Santiago, que está em agonia. Para alguns comunistas é o pior candidato desde Ramiro Beja. Não tem carisma, não é popular e nem sequer é consensual nos hostes comunistas. É o candidato possível, e muito mais fraco do que Proença. Proença que vai ter uma derrota em Alcácer, onde ninguém o conhece nem nunca fez nada por Alcácer.

Anónimo disse...

É assim: Como já não há mais nada para escolher os tipos do PC, agarraram-se ao menos mau, o Beijinha que ao contrário da Margarida e do Cross pelo menos põe algum gel no cabelo e até precisa de emprego( alguma vez exerceu advogacia!). O Gamito é uma incognita, quem é o Gamito! No PS quando elegeram o Hugo Ferreira ficou tudo descontrolado e ainda hoje não se percebe nada do que se passa!
Se calhar lá vamos ter de aguentar o "trio maravilhas" Beijinha, Cross e Margarida a chafurdar na lama que o Victor deixou a Câmara de Santiago. Entretanto o Victor vai tentar atascar Alcacér, já que os camaradas não têm força para despachar o Paredes!

Anónimo disse...

Apenas falta conhecer o candidato do bloco e do zé ferro para a câmara de santiago. É desta que os comunistas vão ser derrotados e dar a vez a outro partido, chega de 39 anos de gestão comunista. Santiago precisa de ideias novas, politicas novas e não de mais do mesmo.

Anónimo disse...

Concordo quando dizem se o bejinha ganhar ficamos na mesma. Nada vai mudar,nem pensem nisso. So aguardo que apareça um bom candidato do PS.

Anónimo disse...

Vitor Proença e Bejinha qual a diferença? Pior ainda Bejinha.....espero que surga um bom candidato PS.

Anónimo disse...

Realmente fico espantado com o calibre dos candidatos para a nossa região.
Beijinha?
Nuno qq coisa?
Gamito?
Torres Couto?
Campaniço?
Socorro....apetece-me em emigrar!
O PS e PSD sofrem de autismo regional?
Alguém sabe o que estes partidos querem para a região?

Anónimo disse...

O candidato do PCP representa a continuidade do descalabro em que Proença deixa o concelho e a câmara. Uma dívida colossal, funcionários desmotivados, onde o candidato do PC também tem responsabilidades porque fez dois mandatos ao lado do seu progenitor político. Devia-se ter demarcado da porcaria em que o Proença deixa a câmara e mostrado algumas linhas de rumo próprias, mas coitado está nas mãos da máquina do PC e massa cinzenta é coisa que também não abunda no candidato.

Anónimo disse...

O Victor Proença como bom empregado do PCP vai para onde o mandarem mas não tem hipotese em Alcácer do Sal. Pra traz deixa a cãmara de Santiago completamente nas lonas e com uma divida monstruosa. É giro ouvir o candidato CDU afirmar que vai dar continuidade ao trabalho do Victor Proença???? Para enterrar ainda mais o concelho? Pior que isto não sei.

Anónimo disse...

O camarada Béjinha formou-se "independentemente" na Moderna, dos fascistas, dos ricos que compram cursos. No tempo da outra senhora, o seu equivaleria a uma 4.ª classe.

Anónimo disse...

Como eleitor vou esperar serenamente pelas propostas dos diversos candidatos à câmara de Santiago Cacém, mas penso que é chegada a altura de haver alternância democrática e gostaria imenso de ver o meu querido concelho com um projeto político diferente do da CDU/PCP que penso que está esgotado.

Anónimo disse...

Olha là! Então o camaradão do Beijinha é da trupe do Relvas! Tá bonito!

Anónimo disse...

Já não se suporta ver sines e santiago, dois concelhos com tudo para serem muito melhores, estarem nesta lástima miserável em que estão. Deus nos ajude nas próximas eleições e tragam a estes dois concelhos gente nova na politica e ideias arejadas para bem de todos nós que trabalhamos e vivemos em sines e em santiago.

Anónimo disse...

Estou convencida que os eleitores do bloco vão votar no ps nas próximas eleições ao concelho de Santiago, como eu.

Anónimo disse...

O coordenador da DORLA do PCP, Manuel Valente afirmou esta sexta-feira que a limitação que querem impor aos autarcas refere-se “aos mandatos” e “não aos cargos” garantindo estar tranquilo.




Comentando a decisão do Tribunal Cível de Lisboa que impede a candidatura de Fernando Seara a Lisboa, Manuel Valente disse "nada recear" e garantiu que o PCP "vai manter a candidatura de Vítor Proença em Alcácer do Sal".

Para Manuel Valente a decisão do tribunal “é um ato” e para o PCP representa “uma referência” que “não causa preocupação”.

O responsável garantiu que o PCP "vai manter todas as candidaturas tal como previsto".

Na passada quarta-feira, o Tribunal Cível de Lisboa declarou impedido o atual presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, de se candidatar à presidência da Câmara de Lisboa e o PSD e o CDS-PP de o apresentarem como candidato nas eleições autárquicas deste ano, sentença sobre uma providência cautelar interposta pelo Movimento Revolução Branca.

Recorde-se que a candidatura de Vítor Proença em Alcácer do Sal vai ser apresentada no próximo domingo.




DESDE QUANDO É QUE O SR. PROENÇA É VISTO OU ACHADO EM ALCÁCER???? EIN! AONDE ANDOU ESTE SENHOR PARA AGORA VIR PARA AQUI COMO CANDIDATO??? VEM DE PARAQUEDAS COMO O TORRES COUTO????

AINDA PARA MAIS, O PCP NÃO TEM VERGONHA EM QUERER METER CÁ UM CANDIDATO QUE SÓ NÃO FICA EM SANTIAGO PORQUE NÃO PODE FAZER MAIS MANDATOS.

AJA VERGONHA, SRS DO PCP!

Anónimo disse...

Temos um Fernando Seabra (Vítor Proença) também aqui?
3 mandatos acabados vamos para as câmaras dos lados.
Uma vergonha esta lacuna da lei.
Espero que isto não vá para a frente! sempre os mesmos a mamar!

Vergonha Nacional!!!!!!!

A assembleia deixou isto passar pelos vistos interessa a todos ( CDU, PS, PSD, CDS)

Vergonha Nacional!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Calma!!Na Moderna também estudou lá gente séria como em outras universidades privadas.
Que não pagou os cursos e que se esforçou. É injusta essa acusação e generalização.

Anónimo disse...

Quem é o Manuel Valente! Dá impressão que é uma espécie de "treinador" ou "controleiro" aqui pelas nossas bandas. Só oiço dizer o Manuel Valente para aqui e para ali!Parece-me que joga poker !
A propósito: O PC não gosta que falem desta "treta" da rotação dos "camaradas" pelas Câmaras. Esse problema é da CDU!

Anónimo disse...

o candidato comunista à câmara de Alcacer é um verdadeiro flop. Vão a Santiago ver a porcaria que ele fez e depois vejam se ele merece qualquer voto. Alcacerenses, abram a pestana!

Anónimo disse...

Começando-se a desvendar os mistérios, começamos a saber os projevtos para o Alentejo Litoral!
É isso que nos está a dizer?
Ou antes nos comunica que se desenham as posições dos caciques?

Anónimo disse...

Eu acho que sim senhor, fazem bem e se o povo de alcacer gosta é elegerem o vitor proença porque para o pcp esta malta podem ser presidentes de câmara uma vida inteira que não há qualquer problema. Só se incomodam com o alberto joão jardim que está no poder há mais de 30 anos, mas por cá não há problema podem ser presidentes de câmara como o fidel de castro ou como o presidente da coreia do norte, e quando morrerem passam o testemunho a um sucessor que eles escolherem.
Vivó kamarada proenaça, o novo messias de alcácer do sal.

Anónimo disse...

Irei rezar bastante para que esse senhor nunca venha a ser eleito em Alcacer do Sal porque as informações que tenho sobre o seu trabalho e a sua postura em Santiago são as piores e de modo algum queria ver isso na minha terra.

Anónimo disse...

Esse Manuel Valente tem que explicar é porque é que o concelho de Santiago é o único concelho comunista do alentejo litoral e o pior de todos para se viver e trabalhar.

Anónimo disse...

Não têm candidatos à altura e da vossa terra. Votem em Branco.Apelo ao Voto em branco nestas situações.
É a única forma de protesto.

Anónimo disse...

Podem ficar com ele aí em alcacer até apodrecer

Anónimo disse...

Só quem trabalha debaixo das ordens do Beijinha é que sabe do que ele é capaz.... Como vereador, foi um 0 à esquerda. Se for eleito presidente, meu Deus, os funcionários que se preparem para emigrar. Olhem para os investimentos que são feitos em Sines! Muitos passaram pelo Município de Santiago e levaram um não. Então foram ter com os vizinhos. Esta terra está morta com estiveram todos os países do leste debaixo das ordem do comunismo. É hora de mudar de cor.

Anónimo disse...

Imaginem este cenário em Santiago.
Beijinha a presidente,
Madeira a vereador,
Mónica a vereadora e,
Margarida a vereadora.

Só Alvalade é que irá crescer debaixo de muitas ilegalidades.

Santo André irá ser esquecido como o resto do concelho.

Enfim, é mesmo o fim.

E a culpa desta situação é do PSD, PS, PP, BE e companhia que não fazem nada para mudar.

Anónimo disse...

Não é jurista quem fez o curso, frequentou Direito, lê jornais ou repete jornalistas.
É jurista quem interpreta a lei e obedece ao seu elemento finalista. O que está em causa na questão dos limites dos mandatos é apenas a necessidade (de interesse público) de estabelecer limites temporais na duração da função. O Tribunal andou bem no caso do Seara. Não se compreende o caso de Loures, com o Costa e agora estamos à espera das decisões relativas ao Menezes, ao Proença...
O que será vergonhoso é se uns puderem e os outros não.
Mais uma vez a Justiça a provar que não o é e que, com ela, o país não pode contar.

Anónimo disse...

Já agora que vai para Alcácer sr Proença, faça-nos um favor e leve consigo toda a sua trupe que tem na cãmara de Santiago. Há 2 anos que não entro na câmara só para não me cruzar consigo, tal é o asno que lhe tenho

Anónimo disse...

O candidato da CDU em Alcacer já apregoa aos quatro cantos que vai honrar a história, a cultura e as tradições de Alcacer. Este candidato é atualmente o presidente da câmara de Santiago que aqui prometeu um centro de estudos jacobeus, um museu de arte sacra e uma candidatura do centro historico de Santiago a patrimonio da humanidade. Que embuste!!!!
Acautelem-se alcacerenses, que boas falas não lhe faltam e até é capaz de vos prometer o paraiso!

Cidadão de Alcacér disse...

Tal é o seu apego a Alcacér. Calhando ainda vai arranjar casamento à beira Sado, tal é o seu amor de Alcacér!
Será mesmo que os votantes Alcaçarences, não percebem que estão perante um moço que só conhece o valor do bom ordenado que vai receber!

Anónimo disse...

"Olhem para os investimentos que são feitos em Sines! Muitos passaram pelo Município de Santiago e levaram um não. Então foram ter com os vizinhos."
Não vejo que investimentos foram estes??
Não vejo que se tenham feito grandes investimentos em Sines que podiam ter sido em Santiago??
Um elevador para o Castelo??
Um Centro de artes cheio de problemas e com uma sala onde as pessoas nem conseguem ver um espectáculo? Um FMM no Castelo de Santiago? ou será as dividas que devemos transferir de Sines?

NV disse...

Bejinha será sempre melhor que Proença, e não vejo grandes alternativas da oposição... a não ser que vote tudo no PSD, não creio...!!!

Anónimo disse...

A subserviência da comunicação social, sobretudo a regional, ao poder político é deveras constrangedora. O pasquim "o Leme" numa notícia sobre a vitória do ermidense Pedro Velosa no todo-o-terreno, lá vem dizendo o "santiaguense" Pedro Velosa, sendo a responsabilidade da notícia de DCI/CMSC. Desde quando é que uma autarquia é fonte noticiosa? E se o Pedro não for da freguesia de Ermidas-Sado antes de ser do concelho de Santoago do Cacém, agradeço a rectificação. Bacocos é o essa gentalha é.

Anónimo disse...

Espero que o Movimento Revolução Branca (http://www.mrb.pt/)instaure uma providência cautelar a Vitor Proença.

Anónimo disse...

Se o Proença ama assim tanto Alcacer do Sal agora percebemos porque fez tão pouco por Santiago e vai.se embora com a câmara de Santiago com uma divida brutal e um concelho todo em cacos.

Anónimo disse...

O meus votos já estão decididos. Na Camara, Bejinha nunca. Nem que o outro candidato seja um cigano assim como assim. Na freguesia onde moro CDU nunca.
Por isso não sei e nem me inTeressa saber quem são os outros candidatos e não sou só eu a pensar assim. De qualquer maneira isto está uma porcaria.

Anónimo disse...

Porque será que o Movimento Revolução Branca, nao age com o Vitor Proença para Alcácer da mesma forma que agiu com o Seabra em Lisboa e Menezes no Porto? Desconfio que em vez de Branca é Vermelha a cor deste movimento.

Anónimo disse...

Mesmo que nada seja feito relativamente ao Proença, deve-se perguntar QUAL O VALOR DAS ELEIÇÕES DE ALCÁCER DO SAL onde um cadidato que não reune as condições se candidatou efectivamente, é eleito e ou/recebe votos.

Anónimo disse...


Parece que o movimento,afinal, não é nada vermelho...as pessoas falam do que não sabem. Aliás, investiguem o percurso do seu presidente. Como diria o saudoso Cunhal: Olhe que não...olhe que não...!

Anónimo disse...

Beijinha, Margarida, Barradas e Albano...
Nunca vi uma lista tão fraca....
E por acaso alguém sabe ou já ouviu dizer que o restaurante da Deolinda que está em área rural, foi passado recentemente um alvará para ter restaurante aberto ao público, onde viola claramente o PDM, Lei do turísmo, a própria legislação sobre restauração!!!!
Foi sempre o que me disseram em atendimento técnico e agora os amigos podem ter. Acho que vou avançar com as minhas obras no campo e depois abro o meu restaurante. Depois quero ver se a camara não me passa o alvará.
Se os outros podem, eu tambem posso. Ou será que é só para os amigos!!!!
Pelos vistos o Sr. Beijinha já começou a fazer aquilo que irá fazer caso seja eleito presidente.
Mas anteriormente já fez o mesmo com o campo de tiro de alvalade e o seu restaurante aberto ao público.
Não é por nada mas são todos amigos. O povo que trabalha como não é amigo, fica para 2.º plano.
Ilegalidades!!!
Éra agora vir uma inspeção à Camara e pedir esses processos e o Beijinha até estremecia.
Segundo ouvi dizer, o Beijinha já chamou técnicos e disse o que eles não podiam escrever, violando a legislação, sob pena de irem parar á mobilidade...
Arrogância e mais arrogância.
É altura de mudar e ao fim de 4 anos, se os novos trabalharem mal, irem-se embora novamente.

Anónimo disse...

O anónimo das 12:47 tem 2 problemas: 1.º ressabiamento por perceber que a CDU vai uma vez mais ter a confiança da população; 2.º Raiva por perceber que o partido que defende está infestado por gente como ele próprio, gente rancorosa, invejosa e maldizente. Talvez vá ter que provar em tribunal as graves acusações que afirma.
Espero que o vereador Bejinha quando tiver conhecimento disto accione os mecanismos legais para responsabilizar esta gente que não tem a hombridade de discutir abertamente os problemas do concelho, recorrendo à calúnia e à cobardia gratuita, pensando que estão imunes à responsabilização por aquilo que dizem só porque estão sob anonimato. Segundo tenho conhecimento, e considerando que se trata difamação e injúria dum eleito local , talvez o feitiço se volte contra o feiticeiro e não seja o único a ser responsabilizado, sendo provável que o administrador do blog venha a ser igualmente responsabilizado por propagandear essa calúnia como já aconteceu noutros sítios. Hoje é muito fácil para a investigação criminal saber quem são os seus autores.

Anónimo disse...

Então o restaurante da Deolinda não está aberto há 4 ou 5 anos? Porquê agora este assunto? É só para dizer mal e denegrir o Vereador Beijinha que é uma pessoa, segundo sei, que sempre está disponível para resolver problemas e ajudar as pessoas. Isto só surge agora porque vai haver eleições em breve e ele é o candidato da cdu à câmara. É só dizer mal por interesses partidários ou então é alguém que trabalha na câmara e deve ter sido metido na linha e agora quer vingança. Que velhaquice.

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 10:32 PM, realmente o restaurante da Deolinda está aberto à alguns anos, mas SEM ALVARÁ PARA RESTAURAÇÃO até à algum tempo. Foi com o aval do Vitor Proença e afins. Foi necessário a ASAE aparecer para os donos irem chorar ao Sr. Beijinha. Com a ajuda do chefes do licenciamento e do gabinete de apoio aos empresários, foi emitido ilegalmente o dito alvará para ser apresentado na ASAE e não terem de fechar as portas.
Investiguem e vão ver o que tem sido feito nos últimos anos e sempre para os ditos amigos.
E depois vem falar em vingança? Não caro senhor(a)! O que quero é que esta terra cresça, mas cresça sem arranjinhos para os amigos.
E mais não digo...

Anónimo disse...

cuidado com o controleiro, que anda por aqui. Antigamente havia a PIDE, agora são os controleiros que até fazem relatórios para o partido e tudo. Muito cuidado com ele porque ele está muito atento a este blog. Quanto mais relatórios fizer para o partido, mais ganha.

Anónimo disse...

pide em ação