9.15.2011

Encontro "Cidades Vivas Cidades Mortas"


Divulgamos mais uma iniciativa da Liga de Amigos do Sitio Arqueológico de Miróbriga, que pretende discutira a relação entre arqueólogos, autarcas, arquitectos e outras especialidades na gestão e evolução da cidade moderna.





19 comentários:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa. Parabéns aos organizadores. Fazem falta mais iniciativas deste tipo no concelho e na região.

Anónimo disse...

Até o PS de Santiago gostou da Feira do Monte. Só os gajos que não percebem que a CDU é a solução conseguem dizer mal da melhor Feira de sempre. Podem ler o que dissem os soxialistas.


Assunto: Feira do Monte 2011

No passado, por diversas vezes, sustentámos a necessidade de contenção da despesa em determinadas iniciativas da Câmara Municipal.

A questão das feiras da responsabilidade do Município foi um exemplo disso mesmo.

Nesse âmbito e em nosso entender, nem sempre foi assegurada uma política financeira adequada aos recursos municipais disponíveis.

Por diversas vezes se gastou muito mais do que seria oportuno, nomeadamente com a contratação de artistas de projecção nacional em número e com um dispêndio de verbas que foram muito para além do razoável.

No primeiro semestre do ano em curso, defendemos a não realização da Santiagro 2011 separada da Feira do Monte 2011. A maioria não entendeu assim e realizou as duas iniciativas.

No que à Feira do Monte 2011 respeita defendemos a concretização de um modelo que apostasse nos valores do Município aos mais variados níveis evitando a loucura de mais contratações de artistas pagos de imediato e, por vezes, quase a peso de ouro.

Desta vez a maioria CDU revelou pretender seguir o caminho por nós há muito defendido.

Tanto quanto se pode observar a Feira ganhou este ano um cunho mais tradicional e de aposta nos valores locais que em nada a diminuiu, antes pelo contrário.

De acordo com o que foi possível observar, a adesão da população à Feira do Monte 2011, em nada ficou a dever a feiras anteriores em que se gastou o que se tinha e o que se não tinha.

Eis um bom exemplo de como se podem fazer coisas interessantes dentro das capacidades financeiras do Município e que não o desmerecem.

É este o caminho, sem prejuízo de uma ou outra excepção que se justifique.

Na sequência do bom exemplo alcançado, espera-se agora que termine a loucura da contratação de artistas caríssimos em catadupa como se o Município não se encontrasse com dificuldades financeiras.

É imperioso assegurar uma gestão mais criteriosa que possa diminuir o montante das dívidas do Município, que ascendem a largos milhões de euros com prazos de (não) pagamento que não nos prestigiam.

Santiago do Cacém, 15 de Setembro de 2011

O Vereador O Vereador
Arnaldo Frade Oscar Ramos

lopes disse...

Mais uma boa iniciativa!
Parabens à LASAM!

Anónimo disse...

Ao anónimo da 01:43
Em primeiro lugar quero-lhe dizer que a Feira do Monte 2011...FOI A PIOR DE QUE HÁ MEMÓRIA...!
Em 2º lugar quase de certeza que esses membros do PS, nem à feira foram...
Em 3º lugar quero dizer-lhe que a PIOR "COISA" que aconteceu ao concelho de Santiago foi terem vinda para cá os comunistas...e de entre os comunistas os MAIS INCOMPETENTES...
Em 4º e último lugar, como santiaguense...sinto vergonha de mostrar a minha Terra aos Amigos:
- Ruinas Miróbriga abandonadas
- Passeio das Romeirinhas tipo montanha russa, nem para andar a pé serve
- Lagos de Santo André abandonada, destruida e PORCA...
- Jardim municipal BASTANTE PIOR QUE EM 1973
- Avenida Nuno Álvares deteriorada e nojenta
- Aldeias sem ruas
- Edificio do antigo BNU, NOJENTO, desde que a Câmara o adquiriu
- Colectividades com as sedes a cairem de velhas
- Estrada do Poço, PIOR QUE EM 1973
- A sede do concelho é a única no país com as mesmas VERGONHOSAS entradas de há pelo menos 80 anos
- etc...etc...etc...
OS PARTIDOS NUNCA SERVIRÃO COM SENTIDO DE SERVIÇO PÚBLICO O CONCELHO....Tem que ser através de uma lista de independentes, que não queiram lugares politicos para enriquecer, PESSOAS COMPETENTES E INTELIGENTES...

Anónimo disse...

É de louvar estas iniciativas da Lasam, que acabam por ser uma pedrada no charco e um bom exemplo a seguir. Parabéns.

Anónimo disse...

O que li dos socialistas não lembra ao diabo.

Anónimo disse...

É um tema muito actual e importante, que merece uma reflexão permanente, e que a Liga dos Amigos de Miróbriga teve a sapiência e capacidade de trazer à ordem do dia. Faço votos para que o debate seja bem recebido e que produza frutos importantes.

Anónimo disse...

Há uma quantidade de "sapiências" no Concelho...e é por isso que o Concelho é o PIOR do Litoral Alentejano e quase um dos piores do País...Tendo TUDO para ser o Melhor...
Eu como Santiaguense dispenso essa "sapiência" toda...a da Câmara e a destas associações que não sei para quem é que trabalham...para o Concelho NÃO É DE CERTEZA...!!!

Anónimo disse...

É inacreditável que hajam individuos como este anónimo das 10.58, que nunca são capazes de reconhecer o valor de uma iniciativa, venha ela de onde vier.
Arrasam tudo, nada serve, nada presta, é tudo mau, fazem insinuações, enfim. Haja paciência para estes velhos do Restelo que se calhar não têm capacidade para fazer nada a não ser abrir a matraca para mandar bocas. Força LASAM.

Anónimo disse...

Criticar por criticar.
Façam melhor, mas não conseguem.
Parabens ao Arq. Lobo e aos voluntarios da LASAM

Anónimo disse...

Não tenho nada a ver com o anónimo que deixou de ACREDITAR...mas pensando melhor...o que é que já aconteceu em Santiago nestes últimos 37 anos que melhorasse a vida dos Santiaguenses...que trouxesse visitantes e turistas ao concelho que tornasse este concelho num concelho de referência no cartaz turistico nacional...!!!???
Há é pessoas como as anteriores, que se contentam com o MEDIOCRE...!
Que eu saiba e eu até sei...Santiago está cada ano que passa PIOR...A sede não tem vida...as aldeias estão repletas de velhos, sem ruas e meio abandonadas e NADA MELHOROU...
Acredito que a intenção dessa associação possa ser boa...mas quais são os resultados positivos para a Terra...no que é que a Terra melhorou com essas iniciativas...!!???
Fazem em Alvalade uma festa medieval...mas não conseguem que as pessoas se desloquem lá durante o ano...porquê...? Porque não há nada de interesse...depois da festa fica a ser uma "aldeia" sem vida, como todas as outras...
Ermidas tem a festa das flores...mas de 2 em 2 anos...Não resulta...
Santiago é na realidade o PIOR CONCELHO DO ALENTEJO LITORAL...!

Anónimo disse...

"voluntarios da LASAM"

com grandes reformas que nao sabem o que fazer, entao divertem-se a brincar as ruinas

Anónimo disse...

Parabéns à LASAM, aos seus membros e ao Arq. Francisco Lobo pela excelente realização deste encontro.
Pelo que soube, correu muito bem!

Anónimo disse...

Quero deixar aqui uma pequena reflexão: Está a ser ultimado uma grande festa que marca os 100 anos do nascimento do escritor Santiaguense, MANUEL DA FONSECA...
A parte mais visivel da sua carreira, deve-se a alguns compositores e cantores que tornaram a sua escrita incomensuràvelmente mais conhecida.
De entre todos destacam-se os temas do cantor Paco Bandeira, além de outros, como o Carlos Mendes, o João Gil, o Adriano Correia de Oliveira o seu conterrâneo Jorge Ganhão, etc...
Porque será que a Música não entra neste "congresso" sobre o escritor/poeta...?
Será porque rouba protagonismo aos organizadores...!!!???

Anónimo disse...

É realmente uma boa pergunta. Porque será? Realmente não deixa de ser estranho.

lopes disse...

Cá para mim o Proença esta-se a preparar para dar o salto.
Já deve ter recebido guia de marcha do Partido!

Anónimo disse...

Eu explico: "ISTO" ESTÁ A SER REALIZADO POR PSEUDOINTELECTUAIS NARCISISTAS QUE NÃO CONHECIAM O MANUEL DA FONSECA...Não há outra explicação.
Se o conhecessem saberiam que o Manuel da Fonseca estava eternamente grato aos Músicos e Cantores que redimensionaram e popularizaram a sua Poesia.
Uma CAMBADA DE IGNORANTES, "admiradores de UMBIGOS"...!

Anónimo disse...

Mirobriga tornou-se um cancro sem dinheiro e andam a brincar aos encontros, de mãos dadas com a Câmara. Esta só tem feito disparates nos monumentos e zonas históricas. Se se apanha com um pé em Miróbriga, enche aquilo de candeeiros e alcatrão, como está a fazer à estrada das Cumeadas. O Presidente Vítor Proença não tem mão na máquina.

Francisco Lobo disse...

Ao anónimo das 9.43:
Sou voluntário da LASAM, a que presido com muita honra e muito gosto, não sou reformado, nem tão pouco "grande reformado", como aliás as pessoas que tem colaborado com a LASAM.
Também não brincamos "as ruínas".
Tentamos realizar algo que valorize e potencie o património da nossa zona, o NOSSO património, com base nos princípios de voluntariado, generosidade e partilha.
Por isso, todos são bem vindos a colaborar e a participar nas actividades que desenvolvemos, não importando o seu estado, cor politica, rendimento, etc.