6.07.2011

Os resultados das eleições.

Alguma reflexão se deve fazer acerca dos resultados das eleições do passado Domingo.
Sobre o desastroso governo do PS e de José Sócrates, a história (visto que os tribunais não o farão) o julgará...assim como as gerações futuras, que muito irão sofrer em consequência da sua irresponsabilidade.
Em termos de análise regional algumas conclusões se podem tirar, mesmo ainda sem os resultados comparativos:
O PSD ganhou em Santiago do Cacém, e a CDU é a terceira força.
Pode-se considerar um resultado histórico, pois nunca antes havia acontecido
Nos restantes concelhos do Alentejo Litoral, o PS ganhou, mas com margens mínimas, e com acentuado recuo da CDU, que fica em segundo apenas em Grândola e Alcácer do Sal.
Foi eleito um deputado do PSD natural de Santiago do Cacém, Pedro do Ó Ramos e o PP elegeu mais um deputado pelo distrito de Setúbal, havendo a hipótese de outra candidatonatural de Santiago do Cacém, Filomena Pinela, subir a S. Bento.
Julgamos não haver mais nenhum deputado natural do Alentejo Litoral.
Destacamos ainda a eleição de um deputado do PSD por Beja, que não acontecia há 29 anos.
Algo mudou...mas agora teremos de mudar o nosso modo de vida em Portugal e o Alentejo Litoral tem de ser exemplar neste desígnio!

23 comentários:

Anónimo disse...

Esta vitória do PSD no concelho de Santiago Cacém pode ser o prenuncio do que pode acontecer nas próximas eleições autárquicas, mesmo sendo eleições diferentes. Mas mesmo sendo diferentes deve fazer-nos pensar, se não chegou a hora de uma mudança no concelho de Santiago que bem precisado está. Sente-se uma vontade cada vez maior de uma mudança no concelho dado que a CDU já está a mandar há muitos anos e portanto penso que devia haver uma união entre o PS, o PSD e o CDS para juntos derrotarem a CDU, e para a gente ver se são capazes de fazer melhor do que os comunistas.

Anónimo disse...

Quero aqui deixar os meus parabéns ao Pedro de Santiago.
Só espero que olhe para o nosso Concelho como deputado e oiça as pessoas.

Anónimo disse...

A verdade é como o azeite, vem sempre acima.....Assim se vê, a força do PC.
E dos abstencionistas, 41,5%, garanto que não há um do PC.
Mais uma vez ficou provado que o PC está na CM por culpa nossa, os que não são PC, e não por mérito próprio.

de cá disse...

É a hora das foiças politicas com algum grau de vontade e amor à terra comecem a juntar esforços para derrotar os comunistas.
Existe muita gfnte boa à espaera que os vão buscar.

Anónimo disse...

É realmente um bom sinal...
A chamada esquerda e principalmente o PCP...está a dar as últimas...
O comunismo só existe em 3 locais no Mundo e numa parte do Alentejo...e os Partidos Socialistas na Europa, só governam em Espanha (por pouco tempo) e na Grécia...

Anónimo disse...

Mesmo que a CDU vá casa a casa buscar todos os velhinhos para os levar às salas de voto, e ande a lamber votos em todos os centros de dia, está provado que a CDU pode ser derrotada neste concelho sem apelo nem agravo. Santiago ficará a respirar melhor ar no dia em que isso acontecer. Força Pedro do Ó, força Filomena, e senhores do PS de Santiago tratem de se entenderem e olharem para o concelho com olhos de ver

Anónimo disse...

Os "condinhos" já começam a manifestar-se, agora quem os calará, cambada de vaidosos.
O Pedro foi eleito por Setúbal e não por Santiago meus senhores. E se já estão a pressionar para o Pedro fazer alguma coisa por Santiago, porque não o fazem vocês nas autárquicas que deixam os comunas vencer com maioria absoluta, com apenas 26% dos eleitores inscritos.

lopes disse...

Ao anónimo das 12.08...quem são os "condinhos"?
Sinceramente não sei.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:08
Não me diga que o Pedro se fôr para a AR, o que eu duvido...VAI DEFENDER A CIDADE DE SETÚBAL, OS GOLFINHOS E OS BAIRROS DAS MINORIAS DE SETÚBAL...!
ESTÁ TUDO DOIDO...
Se ele venceu foi se calhar por causa dos votos inesperados do concelho de Santiago no PSD, que eu aplaudo...!

António S. Fernandes disse...

Ja devia estar em marcha um plano conjunto PSD/PS/CDS para as autárquicas de forma a dar um sinal de esperança no futuro a este concelho, que está praticamente paralizado e que tem diferenças abismais entre os maiores centros urbanos e as freguesias do interior que estão a agonizar pelo desprezo dos eleitos da CDU na CM de Santiago.

Anónimo disse...

Os "condinhos" são os habitantes de Santiago. Todos se auto-intitulam descendentes da nobreza, em especial do Conde do Bracial, e cuja mentalidade se enquadra perfeitamente na época.

Anónimo disse...

A atestar o que são e a sua mentalidade, os "condinhos",vejam o comentário do anónimo das 7:55 do post anterior "Costa alentejana terá duas grandes rotas pedestres".

B Varela disse...

Sou de Santiago e é a primeira vez que vejo esse epiteto aplicado aos habitantes de Santiago.
E tal como eu, ninguém que eu conheça se julga descendente da Nobreza (existem alguns sim: os lobo de Vasconcellos, Falcões, Bejas, Parreiras, etc.) mas os que conheço não os ouvi intitularem-se "condinhos" ou condes.
O Conde do Bracial não teve descendentes e era moderno para a época e amigo de Santiago. Veja-se o Hospital que ele deu à terra!
Quantos de hoje não dão nada...apenas tiram!
O conhecido "Condinho" era o Jorge, boa pessoa, e afilhado da Condessa de Avillez e que de nobre, só na maneira de gastar o dinhiro que herdou!

Anónimo disse...

Grandes analístas políticos, talvez em breve venham a integrar o elenco de comentadores de um qualquer canal televisivo, os Marcelos cá do sítio.
Então não sabem que a CDU nas últimas legislativas teve 3687 votos e que passados 15 dias teve 7417 votos?
Sabem porquê? Porque o trabalho da CDU no concelho é reconhecido pela população, mesmo com pseudo analistas que têm como único objectivo acabar com a CDU, o trabalho e a competencia está à vista, e daí o reconhecimento da população. Por mais que queiram, a CDU se continuar a trabalhar com a seriedade e competencia que lhe é reconhecida há mais de 35 anos, vai continuar a governar o nosso concelho por muito mais tempo, mesmo que doa a muitos dos aqui escrevem cujo o único objectivo é derrubar a CDU.
Aqui fala um independente que desde que vota sempre votou na CDU nas autárquicas porque reconhece nas pessoas da CDU de Santiago, seriedade e capacidade de trabalho, ao contrário de outros que só aparecem na alturas das eleições, e durante os 4 anos seguintes desaparecem e quando aparecem é só para dizer mal sem qualquer sentido construtívo.

Maria Ana disse...

O anónimo das 12.08 corporiza o sentimento de alguns partidos ditos de esquerda, nomeadamente a CDU, que têm ódio e temor aos que apelida de "Condinhos". Dá para perceber a quem são as pessoas a que ele se dirige concretamente. Mas essas pessoas são de Santiago, amam esta terra, já fizeram muito por ela, não precisam da política para subir na vida, e não têm que dar contas nenhumas a hierarquias partidárias. Eu por mim até via com bons olhos que eles fizessem uma lista à cmsc, e conseguissem correr com esta força politica que apodreceu no poder em quase 40 anos a governar o concelho, quase tanto tempo quanto o Salazar governou o país. A diferença é que o Salazar morreu na miséria, e estes fazem dois ou três mandatos na politica e saiem praticamente ricos enquanto o concelho morre aos poucos.
Beijinhos para todos da vossa,
Maria Ana

B Varela disse...

Quero acrescentar algo ao meu post de ontem.
Não me interesa se são condinhos ou povinhos.
O que intereesa é que amem Santiago do Cacém e a região!

Anónimo disse...

Interessante o comentário do anónimo das 7.07.
Afinal serve por alguma coisa os "comentadores" deste e outros blogs da nossa região.
A perpetuação do poder do PC no Concelho, deve-se em parte ao desinteresse manifestado por outros sejam partidos ou independentes.
É curioso que pelo seu tecido social do Concelho a vida gira à volta da Câmara. Tudo passa pela Câmara que têm o Poder para autorizar praticamente tudo. O PC nisso é mestre. Estrategicamente têm o sistema montado e sabe tudo o que se passa mesmo no "monte" mais distante e actua rápidamente para calar os mais atentos da oposição e assim garantir os empregos aos seus "coloboradores".
O problema é a "mexicanização do sistema" que está instalado, obrigando muitas vezes a "recrutar" pessoas que conscientemente nem sequer têm a sua ideologia.
Quanto às obras feitas, não é só aqui, em todo o País todos têm obra feita.
É necessário mudar, até porque novas ideias são importantes para acabar com "lugares marcados" e outras coisas que muita gente sabe, mas para defesa do seu trabalho não podem dizer.

Anónimo disse...

Quero dizer ao fundamentalista CDU/PCP das 7:07 o seguinte:
A CDU/PCP, tem dividido e amedrontado com a ameaça do desemprego através da Câmara que tem desgovernado de há 37 anos para cá, as famílias que, ou estão já colocadas ou outros/as que poderão entrar para os quadros da câmara caso votem na CDU...
O PCP e os empregados que tem em Santiago além de serem incompetentes, são pessoas mediocres, raivosas e vingativas...Eu sei do que estou a falar e quando chegar a hora, como não tenho nada a perder, direi aquilo que penso que quase todos SENTEM, mas têm medo de dizer...
Não me interessa os votos que têm tido...o que me interessa é que os comunistas que têm sido os donos do meu Concelho, simplesmente NÃO PRESTAM...mas são perigosos e há pessoas que apesar de se viver em aparente liberdade, têm medo e resignam-se...como se "ISTO" fosse uma fatalidade...
O meu objectivo não é só tirar de cá os comunistas da câmara, é tornar a dar ao meu concelho e à sua população a dignidade que lhes ROUBARAM, há 37 anos...
Você ou é beneficiário da CDU/PCP, ou é fundamentalista/comuna, porque de independente não tem nada...além disso denota não gostar de Santiago e do concelho...
Tudo o que o Concelho tinha de bom...ou foi DESTRUIDO, ou ABANDONADO...
NESTAS LEGISLATIVAS PASSARAM PARA O 3º LUGAR E NAS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS VÃO PERDER...FINALMENTE...!

Anónimo disse...

Sinceramente gostava de ver este concelho com outra cor politica porque acho que pior do que estes têm feito, é quase impossível. É uma vergonha os atrasos nos apoios às colectividades e associações, o que revela falta de respeito pelas forças vivas do concelho, enquanto andam a dar balurdios a artistas da tv e da rádio. Mas se for pedir um alcatroamento novo na minha rua dizem que não há verba de momento.

Anónimo disse...

ao da 5:45

Se sabe tanto e de tão grave, por que razão não torna público? Tb é empregado do PCP?

Anónimo disse...

Ao anónimo que diz que o trabalho da CDU é reconhecido, respondo dizendo que a CDU é eleita pela dependência que muitos municipes têm em relação à CMSC, directa ou indirectamente. Em segundo lugar porque uma boa parte dos municipes tem baixa instrução e não conseguem ver a má gestão da CDU, e o progresso que os outros concelhos à nossa volta têm tido desde que mandaram a CDU às urtigas. Em terceiro lugar a CDU tem vencido porque ainda não apareceu uma lista da oposição ou de independentes como em Sines, que arrume a CDU de uma vez por todas. O eleitorado de Santiago não é muito diferente do eleitorado de Grândola, Alcácer, Sines, Aljustrel, Ferreira, Beja, que foram grandes bastiões da CDU e actualmente são concelhos governandos pelo PS e Sines por um movimento independente. Santiago para derrotar a CDU só precisa de uma lista de gente capaz e de qualidade reconhecida que vá o terreno mostrar as suas ideias e a porcaria que a CDU tem feito, e as promessas que nunca cumpre.

Suzy disse...

Eu não entendo nada de politica mas vou sempre votar a todas as eleições. E para as eleições da câmara já votei CDU algumas vezes só que na próxima vez não vou dar o voto à CDU porque axo que se devia dar uma chance a outro partido porque nota-se que a CDU não consegue fazer nada de importante no concelho e porque axo que se os outros concelhos mudaram de partido e há cada vez menos câmaras ds CDU é porque isso quer dizer alguma coisa. Só espero que apareça algum candidato ou uma lista de confiança porque na minha casa têm 4 votos certos e a gente não se deixa endrominar pelas obras do ultimo ano de mandato porque acho isso triste e uma falta de respeito às pessoas porque durante 3 anos andam a engonhar e depois no ultimo ano fazem tudo e mais alguma coisa, e festas etc, só para caça ao voto. Isto para não falar que a câmara de Santiago trata as freguesias grandes nas palminhas e as freguesias piquenas é para dar milho aos pombos, e os restos, e eu mora numa freguesia piquena onde a câmara não tem feito nadinha de nada e diz sempre a tudo que a câmara não tem dinheiro. Vinham aqui fazer reuniões do orçamento participado com a população, prometiam mundos e fundos, diziam que a nossa opinião contava, que era importante, e nunca fizeram só uma coisa que fosse pedida pela população por isso nunca mais voto na CDU. Vinha o presidente e os vereadores fazerem presidencias abertas, prometiam resolver isto, resolver aquilo, e tudo o prometeram nunca resolveram nada. CDU nunca mais voto.

Anónimo disse...

Se o PCP tem ainda alguma visibilidade...já não é por causa das Câmaras é por causa da intersindical...é aí que reside a força do PCP...
Relativamente a Santiago...vão ter que desaparecer...não importa se é já nas próximas eleições...VÃO DE CERTEZA PERDER A CÂMARA...porque só têm destruido o concelho e a sua INCOMPETÊNCIA tem tornado o concelho de Santiago, um dos mais bonitos do Alentejo, no MAIS ATRASADO DE TODO O ALENTEJO...A população vai ACORDAR e rejeitar estes seres maléficos que vivem à custa do MEDO E DO MISERABILISMO...com base numa doutrina que só existe em dois ou 3 países em todo o Mundo...!