2.21.2011

Santiago do Cacém - igreja matriz em destaque em França




Uma das mais importantes revistas francesas no âmbito da cultura e da religião, France Catholique, dedicou no seu n.º 3244, de Janeiro de 2011 (cópia em anexo), um extenso artigo ao tema de Santiago Mata-mouros em que é feita pormenorizada referência a Santiago do Cacém e ao alto-relevo de “Santiago combatendo os Mouros” da igreja matriz, incluindo duas fotografias desta peça e, ainda, a reprodução do brasão da cidade de Santiago do Cacém. Esta publicação foi remetida pelo Doutor Bernard Berthod, Director do Museu de Arte Religiosa de Lyon, que, como outros colegas de França e Alemanha, tem auxiliado a Diocese de Beja, nomeadamente através da rede de Europae Thesauri, a divulgar as principais obras de arte do Baixo Alentejo.
O Professor José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, regista "...com grande satisfação que tenha sido dado o maior destaque a Santiago do Cacém, cidade já reconhecida pelas instituições francesas como uma referência no Caminho de Santiago. A revista France Catholique tem extensíssima difusão e é muito lida e respeitada no âmbito francófono, o que não deixará de trazer reflexos importantes à nossa região. É uma verdadeira vitória para Santiago e para a sua importância histórica a nível mundial".

32 comentários:

Teresa Martins disse...

É um gosto enorme ver a cidade onde nascemos e crescemos ser noticia por bons motivos no estrangeiro. Santiago é linda!

Anónimo disse...

Os meus parabéns á Camara Municipal por mais esta vitoria de Santiago do Cacem.

Anónimo disse...

Vitor Proença e o grande trabalho da CDU estão á vista de todos.

Anónimo disse...

Parabèns à cãmara porquê? O que é que a cãmara tem a ver com isto? Porra, há certa gente que aproveita tudo para a politica.

B Varela disse...

Câmara Municipal e Vitor Proença (VP)?
A CMSC não faz mais do que a sua obrigação (até faz menos do que devia).
Quem está de parabéns são os santiaguenses (coisa que o VP) não é.
E o Dr. Falcão e gerações de pessoas que zelaram pela sua Igreja!
( e o camarada que elogia o trabalho da CDU não estava cá de certeza em 1974, quando o PCP pintou as paredes e tentou assaltar a Igreja....tempos que já lá vão e que VP nem sabe disto com certeza)

Anónimo disse...

Lá vêm os emplastros babarem-se todos, pelo camarada presidente.
O "pai" de toda esta obra é o DR. Falcão.

Anónimo disse...

Está tudo doido...grandes Proenço/fundamentalistas...
QUE EU SAIBA OS INCOMPETENTES CDU/PCP...AINDA NÃO CONSEGUIRAM FAZER NADA DE MÉRITO EM SANTIAGO...

PASSEM PELO PASSEIO DAS ROMEIRINHAS, PELO LARGO DO PELOURINHO, PELA ESTRADA DO POÇO, ETC...ETC...
OBRAS DIGNAS DO "GUINESS"...
UMA VERGONHA...!

Anónimo disse...

Estes comunas perderam completamente a cabeça e nem conseguem ver no ridiculo em que se transformaram. O Dr. Falcão é que mexe os cordelinhos para Santiago ter a posição que tem, e os comunas depois dão os parabéns à câmara. Estes comunas são uma anedota cada vez maior. É só rir! Presidente da câmara e vereadores andam a concorrer para ver qual é o que faz a figura mais triste. Estas obrinhas no centro histórico nem vão chegar a fazer história, duram só até alguém realmente capaz ganhar a câmara.

Anónimo disse...

A CDU tem feito um trabalho laborioso e honesto em prol das populações e a Igreja Matriz é hoje um exemplo de preservação devido ás políticas certas de gente que conhece as tradições e os gostos do povo. A noticia de grande destaque em França é resultado desse trabalho honesto e dedicado que Vitor Proença, Alvaro Bejinha, Margarida Santos e todos os outros eleitos da CDU têm feito. Parabéns á Camara de Santiago porque é deles o verdadeiro trabalho enquanto outros ficam com louros. Um bem haja ao sr. presidente Vitor Proença e sinto pena de quem escreve palavras movidas pelo rancor e inveja. As populações acreditam no trabalho e mérito da CDU e por isso lhe têm dado esmagadoras maiorias absolutas desde o 25 de Abril. As eleições demonstram que o povo gosta da CDU e que não acredita nesses opositores que nem são de Santiago e quando são do concelho não gostam dele e só se aproveitam para interesses pessoais.

Santiaguense disse...

Temos que felicitar é o Dr. José A. Falcão e a comissão fabriqueira que têm feito muito pela igreja matriz de Santiago, caso contrário já estava ao abandono há muito tempo. A CMSC tem dado ajudas, como lhe compete, mas nesta situação em concreto estar a dar os parabéns à câmara e ao V. Proença é um disparate de alguém que deve sofrer de partidarite aguda.

Anónimo disse...

Os comunistas são o expoente máximo em cinismo. Toda a gente sabe o que dizem acerca da religião: é o ópio do povo. Por vontade deles, não a podendo exprimir, deitavam tudo o que sinal de religião abaixo.

Anónimo disse...

Bem, será que por uma vez, podemos apreciar uma vitória da terra que sendo certo que nada tem a ver com a camara, também não é contra ela? Santiago do Cacém tem uma grandeza que meia volta aparece pela ordem natural das coisas, por mais que se queira achar que é uma terra de gente sem futuro. Desde há séculos, Santiago destaca-se a nível nacional, com as muitas pessoas de lá que dão cartas em todo o lado e os bons que ficaram na terra e isso é obra da sociedade civil, não tem a ver com políticos, que nenhuns prestam sejam de que partido forem. As pessoas são a terra e só elas importam, parabéns aos 30 e tal mil Santiaguenses em toda a Santiago do Cacém e no mundo!

lopes disse...

Falo minhas as palavras do anónimo das 10.42, mas assino:
Miguel Lopes.
Mas Santiago sofre desde gerações e gerações atrás, de inveja e visão pequenina e por isso nunca sairá do marasmo e atraso em que se vive

Anónimo disse...

Fazer aproveitamento politico de uma cena destas para enaltecer a CDU é sinal de desespero de alguns militantes comunistas. Dá a entender que tudo serve e o que interessa é colar a CDU ao que é positivo para Santiago Cacém. O que é mau, é só cupa do Sócras

Anónimo disse...

Já só há 1 (um) fundamentalista PCP/CDU, que ainda aparece por aqui...
Se alguém pensava há uns anos que Grândola Vila Morena seria o baluarte do PCP, no Alentejo...saíu-lhes o tiro pela culatra...VAI SER SANTIAGO...a população de Grândola GOSTA DA TERRA E SÃO PESSOAS LÚCIDAS E SOCIALMENTE ACTIVAS...
Esta noticia sobre a Igreja Matriz se fosse integrada em mais algumas boas noticias, talvez trouxesse alguns benefícios para Santiago...ASSIM O RESULTADO PRÁTICO VAI SER...ZERO...!

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao Dr. Falcão pela sua dedicação ao nosso concelho e em especial à nossa igreja matriz. O tesouro da Colegiada é obra dele. A maior exposição que Santiago já alguma vez viu, é obra dele. Só é pena que esta autarquia não se abra mais aos vultos do concelho e às suas ideias, porque Santiago só tinha a ganhar.

Anónimo disse...

Num país com tantos monumentos de vulto, temos que reconhecer que ter a nossa velhinha matriz na imprensa internacional é algo de muito importante para a cidade e para o concelho. E todos devemos estar orgulhosos disso. E digamos que é feio meter a política numa situação destas. Haja algum decoro, meus senhores. Os santiaguenses sabem que tudo isto é fruto do trabalho do Prof. Falcão, naturalmente secundado, apoiado ou lá como quiserem, pela comissão fabriqueira, pela CM Santiago, pela Diocese, etc.

Anónimo disse...

Reconheço as competências e gosto por Santiago, do dr. Falcão, pessoa que tb admiro e pelo que tenho visto a Câmara nunca lhe virou as costas e sempre o apoiou,

Anónimo disse...

Enquanto o carismático José António Falcão vai fazendo com que Santiago seja falada por esse país fora e até além fronteiras, continuamos à espera que a CMSC diga o que fez ao projecto do Centro de Estudos Jacobeus que disse ir instalar nos paços do concelho antigos, o que é que fez ao projecto do Museu de Arte Sacra que seria instalado no Hospital do Espírito Santo e qual é o estado da candidatura de Santiago a património da humanidade que Victor Proença fez durante a apresentação de um livro.

Anónimo disse...

Se querem fazer blog's para promover pessoas, ou os próprios...têm que avisar...para os que têm opinião própria e, independente, não perderem o seu precioso tempo AQUI...!!!
Obrigado...

Anónimo disse...

Parece que é mesmo verdade que os comunistas são a favor da relegião católica veja-se o caso da china e da coreia do norte vejam só como são tratados os relijiosos alguns são logo mortos

Anónimo disse...

Oh esperto da 11.21...blogue para promoção dos próprios?
Nem sabem quem são!

Anónimo disse...

Anónimo das 10.23 eu também gostava de saber essas respostas.

Anónimo disse...

OH...! "INTELIGENTE" DAS 10:23...

Se não estás nem num grupo, nem no outro...o que é que te fez responder...!!!???
Pior que a antiga Censura...só a nova Censura...

Eu gostava que daqui por um ano me dissessem qual o resultado da Igreja Matriz aparecer numa revista francesa:
1º - quantos turistas mais, visitaram a igreja, relativamente ao ano passado...
2º - quantos mais dormiram no nosso Concelho...
3º - em que é que o comércio de Santiago beneficiou com essa notícia...
Agradeço como santiaguense a quem conseguiu que a Igreja do Castelo esteja referenciada nessa revista internacional...mas só por essa razão, penso que nada vai mudar...!
Tenho a certeza que as *Ruinas Miróbriga* constam há muitos anos de várias revistas internacionais da especialidade e Santiago continua cada vez PIOR...!

Anónimo disse...

Oh malcriado das 3 37...é o que é que já fez para inverter isso?
Ou está à espera que o comunas da Câmara façam por si?
Ja tomou alguma atitude, que não seja só dizer mal, de modo a expulsar esta gentalha da Câmara?
Dizer mal é facil, fazer é dificil e por toda a gente neste Concelho dizer mal e nada fazer é que eles lá continuam.

Anónimo disse...

e não percebi isso de "um grupo nem noutro"!

Anónimo disse...

Anónimo das 10.23 eu também gostava de saber essas respostas.Nada de confusões com outro anónimo que postou à mesma hora mas num dia diferente.

As respostas que eu gostava de saber era isto: Enquanto o carismático José António Falcão vai fazendo com que Santiago seja falada por esse país fora e até além fronteiras, continuamos à espera que a CMSC diga o que fez ao projecto do Centro de Estudos Jacobeus que disse ir instalar nos paços do concelho antigos, o que é que fez ao projecto do Museu de Arte Sacra que seria instalado no Hospital do Espírito Santo e qual é o estado da candidatura de Santiago a património da humanidade que Victor Proença fez durante a apresentação de um livro do Gentil Cesário.

Anónimo disse...

Ó PARVALHÃO DAS 4:33...

Quando não há argumentos, nem respostas...tipos como tu só sabem insultar...
O que fiz e faço é muitissimo...e isso tem-me custado imenso pessoal e profissionalmente...
E tu ó parvalhão o que é que sabes fazer além de insultar...?
Eu fiz perguntas porque sei que não vão ter resposta...
A Igreja aparecer numa revista francesa não vai dar nada a Santiago e, eu como Santiaguense até tenho vergonha de quem nos visita...e acho uma hipócrisia estar-se a dar a essa noticia uma importância que não é real...As Ruinas Miróbriga, só foram uma mais valia para Santiago nos anos 60, até ao 25 de Abril de 1974, quando à frente da Câmara estavam pessoas que gostavam de Santiago e tinham vaidade na sua Terra Natal...
Nestes últimos 36 anos não acrescentaram nada à Terra...os comunas são miserabilistas e não gostam de turismo de qualidade...só querem parques de campismo e pouco mais...
Santiago como terra está uma vergonha: ruas que são buracos e ondas, comércio falido, jardim pior que em 1973, zona histórica em ruinas, restaurantes desmotivados e sem serviço, entradas iguais há cem anos, mas piores, casas em ruinas por todas as entradas e por toda a cidade, um hotel PRETO...enfim é um sem número de casos idênticos a estes que demonstram o brilhante "talento" destes comunas que nos têm governado há 36 anos...
Tu és mais uma parvalhão que não sabe aceitar uma critica...e isso é sinónimo de mediocridade e desinteligência...

Anónimo disse...

É claro que só a razão da igrea ser notícia internacional não chega para trazer mais turistas a Santiago, mas é boa publicidade para Santiago. As ruinas Miróbriga é um problema de muitos anos, em que tem que haver uma colaboração mais estreita entre o estado e o município para sejam mais aproveitadas e promovidas. Mas também é preciso mais escavações, limpeza, etc.
Vamos lá ver se estas obras do centro histórico vão trazer mais turistas ao castelo e a toda esta parte histórica que está praticamente morta.

Alentejo_SW disse...

Vamos voltar a aconselher ao senhor que escreve com maisculas que modere os insultos.
A critica neste local é permitida, as chamadas de atenção, deixamos que seja um local o mais livre possivel, mas agradecemos que moderem os insultos pessoais, se não iremos barrar o acesso.
Obrigado

Anónimo disse...

Meus senhores calma!
Os talibans do Vitor Proença, devem-se fartar de rir .
Todos sabem a "pavonice" que o Vitor que tem. Os seus tabilans a controlar tudo, diz que ele é que fez que sabe etc.
Pensem que é altura de despachar o dito-cujo!

Anónimo disse...

Viva o Senhor Doutor/Presidente Vitor Proença...o melhor empregado que o PCP alguma vez teve em Santiago...Este senhor vai longe na politica...eu acho até que Santiago é curto para o Talento deste brilhante cidadão comunista...
O Povo é quem mais ordena...e o Povo continua a querer o Vitor Proença...!