7.28.2010

Festas de Santa Maria animam Ermidas em Agosto

A freguesia de Ermidas-Sado volta a receber este ano, entre 11 e 15 de Agosto, as tradicionais Festas de Santa Maria, uma organização bianual da Comissão de Festas de Santa Maria (COFESMAR), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
As comemorações são preparadas ao longo de vários meses pelos habitantes, que se juntam nas suas ruas, em garagens, armazéns e até nas suas próprias casas, para em conjunto manufacturar as flores que vão enfeitar as principais artérias da vila de Ermidas, fazendo jus ao lema “A arte em 1 milhão de flores de papel”. As Festas de Santa Maria são já há vários anos um símbolo das festas tradicionais no município e são um símbolo da tradição, identidade e paixão dos ermidenses.No programa da edição deste ano destacam-se os nomes dos Irmãos Cabanas (dia 11), do humorista Jorge Serafim (12), do Duo Broa de Mel (13), da cantora Diana Gil (14), da banda K2O3 e do DJ Fernando Alvim (15).
Vale a pena ver o que a arte e engenho e a vontade de uma população conseguem fazem em Ermidas...vale a pena uma visita!

43 comentários:

Anónimo disse...

É uma boa chance para os ermidenses apelaram para o estado do cine teatro vitória, que está a cair aos bocados, porque assim como está a questão qualquer dia não fica nada de pé. Vamos lá ver se a oposição e o bloco de esquerda se lembram disso uma vez na vida.

Anónimo disse...

Salvé ERMIDAS, a única freguesia que resiste à CDU e que tem uma festa que é o exemplo de uma população que ama a sua terra.

Anónimo disse...

o Bloco de Esquerda e a oposição tipo PS, PSD, estão-se a borrifar para Ermidas do Sado ou para as outras freguesias rurais, porque politicamente o concelho vale pelos votos de Santo André e de Santiago Cacém, por isso bem podem esperar sentados.

gomes disse...

Que se contacte o Portugal em Directo (RTP 1) para uma reportagem no dia da inauguração das festas!

Anónimo disse...

Acho bem que se chame a comunicação social para uma reportagem sobre o cinema!

Anónimo disse...

Pois é, os ermidenses deviam ser medalhados pela sua resistência contra o comunismo e por fazerem uma festa daquelas que é a afirmação da freguesia.

Anónimo disse...

Tomo a liberdade de recomendar ao "bloguista" o tentar saber da quantidade e sobretudo qualidade do citado apoio da CMSC. Face ao trabalho desenvolvido pelos ermidenses em prol da freguesia e do concelho é insignificante esse apoio.
Lógicamente se fossemos da mesma cor política, outro galo cantaria.
É muito gratifigante estarmos em férias no estrangeiro, almoçando num bom restaurante, falando alentejano, assumirmo-nos como ermidenses e da mesa do lado vir um piropo a elogiar as festas de Santa Maria. Outro português em férias, de Coimbra.

Anónimo disse...

E por que não contactar a RTP 1 para um directo regional onde se desse conta do que se faz bem feito, com custo e abnegação (as Festas) e do que não se chega a fazer com um custo muito elevado para as gerações que passaram (que são esquecidas), actuais(frustradas) e futuras (sem raízes)?
É só falar com a comunicação social e aí estará no momento alto uma equipa completa de exteriores!...

Ermidense revoltado disse...

Chamem a SIC e a RTP para mostrarem as festas mas também a pouca vergonha com o cine-teatro vitória, o nosso orgulho de ermidenses, e de uma terra nova sem mais património de grande valor e pouco que temos como o cine-teatro tem sido desprezado pela cãmara que tanto prometeu que nunca fez absolutamente nada para se entender com o proprietário de uma vez por todas. Somos desprezados sistemáticamente em quase tudo, e com o beneplácito dos partidos da oposição que se estão a cagar para ERMIDAS DO SADO.

Anónimo disse...

A situação do teatro de Ermidas é um dos maiores exemplos do desleixo da câmara no concelho, mas não só. É também o exemplo de que os restantes politicos eleitos na oposição, da esquerda à direita, não se esforçam para denunciar este tipo de situações vergonhosas. Será porque Ermidas é uma freguesia pequena e do meio rural do concelho? A oposição só sabe onde fica Ermidas 3 dias antes das eleições e por aqui já podemos ver o tipo de politicos que vão a votos neste concelho.

Anónimo disse...

Irei às festas de ermidas e estou solidária com os ermidenses que têm rejeitado ter comunistas a mandar na sua freguesia mesmo pagando um certo preço por isso, como se vê no caso do seu cinema ao qual a câmara municipal não liga nenhuma importãncia e se houvesse vontade já tinha resolvido aquele problema. Os meus mais sinceros parabéns a todos os ermidenses pela sua linda festas e pela sua luta contra o comunismo que está a afundar esse nosso belo concelho.

Anónimo disse...

AOS HEROIS ERMIDENSES PRESTO A MINHA SINGELA HOMENAGEM PELA LIÇÃO QUE DÃO AO CONCELHO.

Anónimo disse...

É já no próximo fim de semana que podem vir às ermidas apreciar as nossas ruas inundadas de cores e de muita animação. Estão todos convidados e se poderem tragam os vossos amigos.Nem queria falar do Cine Teatro Vitória porque isso é sinónimo de nostalgia e tristeza. Nostalgia porque passei lá alguns dos melhores momentos da minha juventude e tristeza por ver o edificio praticamente em ruinas e não haver ninguém que lhe jogue a mão, nem termos cãmara nem partidos que façam algo para não deixar perder aquele património de Ermidas.

gomes disse...

A gente fala e diz, mas como não nos conseguimos organizar, tudo vai ficando por fazer.
Já alguém chamou a comunicação social?
As festas estão aí e o resto da notícia- quem toma a iniciativa de fazer chamar os jornalistas?
Sabem que mais?- vou agora mesmo falar para a TVI e depois digo alguma coisa.
Façam vocês também a mesma coisa porque assim a nossa razão é maior.

gomes disse...

Alertei a Comunicação Social.
Insistam também todos os anónimos e não anónimos que participam nesta conversa.

Anónimo disse...

Visitem as Ermidas este fim de semana e maravilhem-se com a nossa bela terra, que dá cartas a outras freguesias maiores do Alentejo Litoral pela entrega dos ermidenses. Venham e tragam um amigo.

Anónimo disse...

Pronto, a festa acabou. Resultado final: mais um enorme sucesso da Comissão de Festas e dos ermidenses. Portugal ficou a conhecer melhor o Baixo-Alentejo e a capacidade de suas gentes.
Negativo: o complete desinteresse ca CMSC. Não basta enviar um subsídio do tipo toma lá e cala-te! Mas o que se há-de fazer, já desde o tempo do fascismo que Santiago Cacém tenta evitar o sucesso de Ermidas-Sado, isto está escrito em acta da Câmara Municipal, não o digo por dizer.
Proposta: MUDAR DE CONCELHO!!!!

Anónimo disse...

A população das Ermidas devia ir para a frente da Câmara denunciar a falta de apoio, relativamente aos Espectáculos, que são SEMPRE o "chamariz" de qualquer Festa...

A Câmara gasta centenas de milhares de Euros, com espectáculos em Santo André e em Santiago e, nas MELHORES E MAIS POPULARES FESTAS DO CONCELHO...POUCO MAIS QUE UM MISERÁVEL PALCO...UMA VERGONHA...ACORDEM DE UMA VEZ POR TODAS...OS COMUNA DA CÂMARA NÃO MERECEM QUALQUER TIPO DE RESPEITO...SÃO INCOMPETENTES, MEDIOCRES E FUNDAMENTALISTAS, SE PUDESSEM MANDAVAM "PRENDER" TODA A POPULAÇÃO DAS ERMIDAS, POR DISSIDÊNCIA POLITICA...
TENHAM CORAGEM...A RAZÃO ESTÁ DO VOSSO LADO...

Anónimo disse...

só resta mudarmos a freguesia para o concelho de grandola, e por isso o presidente da junta de ermidas deve começar já a juntar assinaturas

Anónimo disse...

Boa Festa.
aos comentários anteriores , sobre o Cine Teatro Vitória, para quem tem duvidas que va ver as actas das sessoes da Camara de Santiago, para ver as Várias posiçoes que O Partido Socialista tem apresentado ao longo dos tempos.
nao falem sem saber, pois fica-lhes mal.
esta Camara, diferencia Ermidas por ser a Unica Freguesia resistente ao Comunismo, mas assim ha-de continuar.
Força ERmidas

Anónimo disse...

Alberto Brito, trata de começar a tratar da papelada para irmos para o concelho de Grãndola que ontem já era tarde porque estes tipos da CDU de Santiago têm andado a gozar na nossa cara há montes de anos.
O caso do cine teatro vitoria é uma das maiores vergonhas do concelho

Anónimo disse...

Ou Grândola ou Ferreira, um ou outro tanto faz, Santiago é que já chega, ontem era tarde.
Creio que este assunto daria um bom tema para ser debatido aqui neste blog.
Tem mais uma coisa, partidos políticos: FORA! VADE RETRO SATANÁS!

Anónimo disse...

Para quando uma conferência de imprensa ao lado do cine-teatro para denunciar a situação, sr. presidente da comissão politica concelhia do partido socialista?
Onde é que tem andado, que ninguém lhe vê uma qualquer posição sobre um qualquer assunto do concelho?

lopes disse...

Fico espantado com o que aqui se escreve e com o que os Ermidenses pensam.
Amuados porque a Cãmara não lhes dá o que justificadamente desejam, gritam e querem mudar de Concelho.
Ou seja, fogem se não lhes fazem as vontades.
O que os Ermidenses deveriam pensar era o seguinte:
esse executivo PS é fraco e não consegue fazer valer as suas intenções nem fazer-se ouvir, logo em vez de lamentações e queixinhas deveria era passar à acção. Se não consegue...rua!
A acção que o povo Ermidense deveria pensar era através das sua população mostrar aos incomptentes da Junta e da Câmara que consegue fazer e recuperar as coisas sem andar á boleia e à cata de miseros apoios...existem empresas nas Ermidas, grandes proprietários agrícolas, pessoas de boa vontade, gente de fora capaz de ajudar.
Porque não dar a lição e fazer as coisas sem estar encostado às Cãmaras (já agora...tem a certeza que o Beato iria reconstruir o Cine Teatro?...nem pensar, o homem só pensa em betão e junto à costa...estava-se nas tintas para as Ermidas).
Utilizem o mecenato, a vontade popular...é assim que se vai lá, não com amuos, favores politicos, e fugas...

Santiaguense de gema disse...

Por falar em festas das Ermidas, mais um sucesso, onde é que anda a comissão que a CDU da câmara prometeu criar para celebrar os 500 anos do foral de Santiago Cacém e de Alvalade Sado? Onde é que anda isso? É que já vi papeis sobre os 500 anos do foral de Alvalade Sado e não vi nada sobre os 500 anos do foral de Santiago Cacém. Será caso que uma freguesia como Alvalade Sado vai celebrar os 500 anos do foral e a sede do concelho, uma cidade como Santiago Cacém não vai celebrar essa importante data? Alguém sabe alguma coisa que esteja a ser feita pelo pelouro da cultura da CMSC sobre os 500 anos do foral de Santiago ou vamos levar mais uma lição de uma freguesia como Alvalade Sado ?

Anónimo disse...

Tenho Confiança que A CDU e O executivo da nossa Camara, ainda este ano vai Reconstruir o Cine teatro.
Viva A CDU

Anónimo disse...

Sr. Lopes, o sr. conhece o interior do concelho de Grândola? o interior do concelho de Ferreira?
Se conhece, compare com o que se tem feito em Santiago do Cacém. Só para exemplo, Vale da Eira está rigorosamente igual a antes do 25A, nem uma rua alcatroada, excepto um bloco de apartados mandado erigir por autarcas do PS. Portanto não é preciso muito para fazer melhor que os comunistas. Quanto à fraqueza do executivo da Freguesia, não tendo eu qualquer procuração para o defender, questiono: Se no tempo do fascismo a CMSC desviava de Ermidas-Sado para Santo André os parcos tostões que lhe eram destinadaos, o que não será agora com 1 eleito não comunista contra os restantes comunistas?

lopes disse...

Não percebi o comentário do anónimo das 3.35.
Em resumo...e se ele não percebeu, a minha posição é: não é com ameaças,amuos e "pendurados" que se fazem coisas.
É agindo por conta e risco...o mal deste país e estarmos sempre á espera que alguém no resolva as coisas: o Estado, a Cãmara, a Junta, etc...

Anónimo disse...

Santiago vai festejar o foral como em Alvalade. Com uma feira medieval no nosso castelo, ouvi dizer que sim mas ainda não vi nenhum programa

Anónimo disse...

Apareceu por aqui um "comuna" que fala na "nossa" câmara...até diz que a câmara "dele" ...vai arranjar o teatro das Ermidas...O "Homem" é louco...é um comuna fundamentalista...A Câmara ajudou a destruir a única e mais importante zona turistica do Alentejo - a Lagoa de Santo André...como é que vai fazer alguma coisa nas Ermidas...
NÃO TÊM NEM, VONTADE, NEM CAPACIDADE INTELECTUAL PARA FAZER SEJA O QUE FÔR, EM PROL DAS POPULAÇÕES...
OS MEDIOCRES DA CÂMARA, ESTÃO-SE NAS TINTAS PARA NÓS...SIMPLES MORTAIS, PERTENCENTES AO POVO...

Anónimo disse...

deve ser boato, só Alvalade do Sado é que festeja o seu foral

Anónimo disse...

Olhem nem acredito que eles arranjem o cine teatro de Ermidas, nem que façam uma festa sequer parecida com a de Alvalade sobre os festejos do foral de Santiago. Isso é outra para esquecer. Depois de Ermidas e as festas de santa maria, agora é a vez de Alvalade dar mais uma lição a Santiago com a sua festa medieval em memória do foral, enquanto Santiago não se vai fazer nada, muito embora a CDU nos programas eleitorais tivesse prometido festejar os 500 anos dos forais de Santiago e de Alvalade. Vai ser mais uma lição de uma freguesia minuscula como Alvalade depois da lição de outra freguesia pequena, que foi Ermidas e as festas de Santa Maria.
É aguentar, quiseram-nos lá e votaram neles, agora aguentemos.Também com este pelouro da cultura não é de esperar grande coisa.

gomes disse...

Não misturem alhos com bugalhos: se o que está em causa é a reconstrução do cinema, que se recolha toda a informação necessária: documentos notariais, matriciais, prediais, levantamento histórico e o apoio de uma instituição fundamental: a Ordem dos Arquitectos!

Quanto ao "mudar de concelhos" e demais politiquices, não há mesmo pachorra!

Só acredito nas pessoas e na força descomunal da sua vontade!

Essencial mesmo é que os cidadãos mostrem o que querem e se se organizem.

Isso é o que eu não vejo nesta conversa da treta.

Anónimo disse...

Ó GOMES...
Você parece não entender o seu País actual...
ACHA QUE LEGALMENTE E COM ESSA PAPELADA TODA VAI CONSEGUIR ALGUMA COISA???:::
A ISSO CHAMA-SE INGENUIDADE...

A CÂMARA COMUNA...ENQUANTO AS ERMIDAS CONTINUAREM POLITICAMENTE, FORA DA CDU/PCP...NÃO VAI SEQUER AJUDAR AS MELHORES E MAIS POPULARES FESTAS DO CONCELHO E, TALVEZ DE TODO O ALENTEJO...
OS "HOMENZITOS E MULHERZITAS" QUE MANDAM NA CÂMARA...SÃO DE BAIXO NÍVEL...RANCOROSOS, VINGATIVOS E, MUITO MAL FORMADOS...

Anónimo disse...

Oh sr gomes, não axa que se eles quisessem arrnjar o teatro de ermidas que o não tinham feito já? Esta gente está-se nas tintas para Ermidas, e outras freguesias menores. É terras de poucos votos e as eleições ganham-se é em Santo André. O concelho é para irem destruindo pedra a pedra, só olhando ao poder porque é só o que esta gente anda á procura. PODER! O resto não lhes interessa para nada e daqui a uns anos vão-se embora de cá.

gomes disse...

Ingenuidade, o caraças!
Enquanto homens e mulheres deste país, independentemente do tamanho, não se convencerem de que existe uma esquadria de nível ético e cultural,dentro da qual se devem mover, nada feito!
É por essa e por outras que anda por aí tanto saudosismo estéril.

E quanto ao "legal" e à "papelada" que, segundo o anónimo anterior, tanto parecem atrapalhar a vida do país, sou da opinião de é com essa forma de pensar que os crimes de colarinho branco pululam por aí à fartazana!
Dixit.

Anónimo disse...

Caro Gomes
Quais são os parâmetros da legalidade, da ética e da moral,de que fala...?
Os actuais...ou os antigos?
Não sei se já reparou, mas quase tudo mudou...
- há computadores e, telemóveis...
- há corrupção (admitida e legalizada)
- os alunos batem nos Professores
- tiram-se cursos superiores num domingo à tarde
- é proibido chumbar nas escolas até ao 12º ano
- os jornais pertencem a grupos económicos e, defendem interesses particulares
- os partidos estão desligados da sociedade e beneficiam-se mutúamente
- a segurança dos cidadãos foi esquecida
- a justiça é "comprada"
- os processos demoram décadas a ser, normalmente mal resolvidos
- os tais crimes de "colarinho branco...acabam em NADA...
- as leis defendem os arguidos e as minorias
- as maiorias estão abandonadas e sem qualquer tipo de segurança
- etc...etc...

Onde é que cabe essa sua idéia de fazer requerimentos, para conseguir resolver alguns problemas de carácter social...???!!!

Anónimo disse...

Caro Gomes

NEM COM UM "SALAZAR" EM CADA JUNTA DE FREGUESIA...
JÁ NÃO É POSSIVEL...
DEIXOU DE HAVER CLASSE MÉDIA QUE É O SUSTENTO MORAL, ÉTICO E ECONÓMICO, DE QUALQUER NAÇÃO...
AGORA É DEIXAR ENGORDAR A CLASSE POLITICA...E MILHARES DE NOVOS RICOS QUE SÃO OS SEUS VERDADEIROS "PATRÕES"...
PARA O POVO...SOBRA...NADA...

Em Portugal as pessoas vão para a politica para enriquecer...nos Países Civilizados, só vai para politico, quem não precisa de dinheiro...VÃO, NA SUA MAIORIA PARA SERVIR AS POPULAÇÕES...

ESTA É A DIFERENÇA...E O MOTIVO PELO QUAL, ESTAMOS NESTE TRISTE E, POBRE ESTADO...

Você é um "FELIZ SONHADOR"...

gomes disse...

O que está em causa é apenas o estado de ruina do cinema das Ermidas.

Anónimo disse...

Por favor alguem faça alguma coisa para não se perder o cine-teatro vitória, um belo edificio

Anónimo disse...

O que está em causa e em ruina, é o CONCELHO TODO...

O cinema das Ermidas é apenas, uma das "ruinas"...

Anónimo disse...

Haja alguém que acuda depressa ao cine-teatro de Ermidas Sado antes que o inverno o deite ao chão. Acudam ao cine teatro de Ermidas

Anónimo disse...

Acudam ao telhado da Sociedade da Música SRFUA, que está em actividade e, pode cair a qualquer momento...