4.13.2010

A pedido da LASAM, aqui colocamos este convite:
"No próximo dia 18 de Abril, Domingo, a Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga (LASAM) vai aderir ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Nesse dia, pelas 15h, no Centro de Interpretação de Miróbriga, irão realizar-se um conjunto de iniciativas com o seguinte programa:
Uma comunicação de Francisco Lobo de Vasconcellos sobre a «Perspectiva da Liga sobre um projecto cultural para as Ruínas de Miróbriga». Uma comunicação de Filomena Barata sobre «Perspectivas Futuras para Miróbriga».
Uma comunicação de Rui Fragoso sobre o «Projecto do Núcleo Museológico de Alvalade do Sado» e ainda Uma comunicação de Gentil Cesário sob o título genérico «1808, Santiago do Cacém e a resistência aos franceses». Seguir-se-á a apresentação de uma composição poética da autoria de Francisco José Lampreia com o nome de "Ridendo castigat mores" (A rir se castigam os costumes) apresentada pelo próprio e cantada por Estefânia Estevens e ainda algumas outras canções alentejanas cantadas por Estefânia Estevens.
Posteriormente segue-se uma visita às mais recentes escavações realizadas pela Universidade de Frankfurt, onde Filomena Barata nos explicará as ultimas descobertas em Miróbriga.

Mais informações poderão ser prestadas pelos endereços de email
lasamirobriga@gmail.com ou através do blogue http://ligadeamigosmirobriga.blogspot.com/
e ainda na nossa página no Facebook
A todos o nosso agradecimento e contamos com a vossa participação!


O Conselho Directivo da Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga"


Aqui podem ser encontradas outras iniciativas no âmbito do Dia Internacional do Monumentos e Sítios:
http://www.igespar.pt/media/uploads/dims/dims2010/ProgramaDIMS2010-2.pdf

8 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser que como é uma visita combinada...OS PORTÓES SE ABRAM...

Na Badoca Park que existe há pouquissimos anos e que está sempre aberta e, com bares e restaurante, recebem centenas de milhares de visitas, anualmente...

PORQUE SERÁ QUE NAS RUINAS MIROBRIGA, NEM CONSEGUIRAM AGUENTAR ABERTAS UMA LOJA E UM BAREZITO?

PORQUE NÃO SE APROVEITAM AS ESCOLAS QUE VISITAM A BADOCA PARA VISITAREM E CONHECEREM AS RUINAS MIRÓBRIGA?...

PORQUE É QUE NÃO PÕEM PESSOAS INTERESSADAS, INTELIGENTES E AMIGAS DE SANTIAGO À FRENTE DA SUA DIVULGAÇÃO...

NÃO CONHEÇO NENHUMA OUTRA TERRA QUE TENHA, ESTAS 4 PRECIOSIDADES...UMA LAGOA, A DE SANTO ANDRÉ...UMAS RUINAS ROMANAS (MOTÓBRIGA)...UMA BADOCA PARK (EXCELENTE) E, UMAS ROMEIRINHAS (PAISAGEM ÚNICA)...

TERIAMOS TAMBÉM UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DE PORTUGAL SE NÃO FOSSE A INCOMPETÊNCIA E MEDIOCRIDADE DE QUEM MANDA EM SANTIAGO À 36 ANOS, PERANTE A PASSIVIDADE DA POPULAÇÃO E DESTAS ORGANIZAÇÕES, POLTICAMENTE CORRECTAS...A CDU/PCP

O CEMITÉRIO JÁ PODIA SER EM QUALQUER OUTRO LADO, HÁ, PELO MENOS. 34 ANOS...

COMO SANTIAGUENSE, DO POVO...TENHO VERGONHA...

Anónimo disse...

Só a Lasam faz alguma actividade neste dia comemorativo do património, num concelho como Santiago, com tanto património? Ao que isto chegou!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É um desprezo total pelo património de Santiago, da parte da CM que só sabe organizar concertos e festas. Ao menos a LASAM leva a cabo um pequeno programa para relembrar Miróbriga, apesar dos poucos recursos da associação. A cãmara que indubitavelmente possui mais recursos prefere centrar-se no 25 de Abril e nos quase 40 mil euros que vai estoirar com o Fernando Pereira, e foguetes.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11.36 respondo que a ausência de actividades em Santiago nas comemorações do dia internacional dos monumentos e sítios, explica-se da mesma forma como o nosso castelo está como sabemos há dezenas de anos, o centro histórico morto há vários anos, o museu de arte sacra por fazer há vários anos, o centro de estudos jacobeus prometido e por fazer há vários anos, etc, etc. Portanto caro amigo, não se admire porque com este executivo CDU é assim mesmo. O contrário é que seria caso para jogar uns foguetes. O executivo CDU/PCP de Santiago trabalha unicamente para o voto e para manter o poder, e isso apenas se consegue trabalhando a tipologia maioritária da população, que não quer essas obras mais eruditas mas sim tonys carreira, malhoas, fernandos pereiras, e as artistas das novelas como a rita pereira, etc, É essa "cultura" que dá votos à CDU/PCP e garante as eleições, e estes senhores sabem bem disso e é isso que lhes dão todos os mandatos. Populismo puro bem trabalhado e bem enraizado ao longo do concelho, que está devidamente controlado pelos controleiros de cada freguesia.

Brito Varela disse...

Saudo a iniciativa da LASAM, dos seu empenhados e voluntarios associados.
Vou-me fazer sócio.
É esta gente que merece o nosso voto!

Anónimo disse...

Os meus mais sinceros parabens à Lasam por esta actividade, com um programa simples mas interessante. Mais faz quem tem vontade apesar de poucos recursos, do que aqueles que tendo recursos não têm vontade!

Anónimo disse...

Lamentávelmente entristece-me ver o estado a que chegou Miróbriga, e mais triste fico ao ver que a CMSC e o Estado não se entendem de vez. O melhor talvez seja entregar as ruinas à iniciativa privada para exploração comercial e turística, num contrato onde existem obrigações de manutenção, escavações e investigação! Privatize-se Miróbriga!

Anónimo disse...

Quase 38 mil euros custa o espectáculo do 25 de Abril com o Fernando Pereira! Menos de duas horas de espectáculo, e voam quase 8 mil contos na moeda antiga, num concelho com tanta carência e necessidade básica. Isto é ofensivo aos municipes que vivem em ruas por pavimentar, em freguesias com tratamento de esgotos deficiente, e às colectividades que recebem misérias tarde e a más horas.
A câmara faz ainda questão de informar que a partir do próximo ano, o espectáculo do 25 de Abril passa a ser feito de forma alternada entre Santiago e Santo André. Ou seja, as outras 9 freguesias não contam para nada, e limitam-se ao habitual bailarico e aos jogos de chinquilho. Esta discriminação vergonhosa com que a CM trata as diferentes freguesias do concelho, é bem feita porque se eles lá estão é porque votaram neles e agora aguentem-nos e levem com eles mais 4, 8, 12 anos e sabe-se lá quantos mais porque Blocos, PS's, PSD's, CDS's são os melhores amigos da CDU já que enquanto oposição pura e simplesmente não existem.