1.05.2010

O Alvalade.info vai encerrar

Mão amiga fez-nos chegar esta comunicação:

O Alvalade.info será encerrado e extinto nas próximas semanas (antes do final de Janeiro como está anunciado).

Agradeço as palavras de solidariedade e compreensão que tenho recebido nestas últimas semanas, maioritáriamente de fora de Alvalade, e o texto no blog "
O Passarinho Cantou" sobre o encerramento da página. Sublinho ainda o email que recebi do sr. Presidente da Casa do Povo de Alvalade, lamentando o fim do Alvalade.info e disponibilizando a instituição para ajudar a manter a página e/ou salvaguardando os conteúdos. Porém, não são os custos de manutenção da página que estão em causa ou que levaram a esta decisão. É que não faz sentido continuar o esforço de divulgar os valores históricos de Alvalade que assiste impávida e serena ao abandono, descaracterização e degradação do seu centro histórico, à desvalorização do seu património cultural, ao desprezo com mais de 20 anos em que foi votado o antigo Cinema, não mostra interesse em salvar o espólio do Posto de Culturas Regadas, não se preocupa com o abandono de cerca de 60 jazidas arqueológicas espalhadas pela freguesia nem promove a mais pequena reacção para resgatar de Messejana o remanescente documental do antigo concelho de Alvalade.

É francamente desmotivador ver que a freguesia despreza, pela inércia, as suas marcas identitárias, e, nesse contexto, continuar a remar contra esta maré de desinteresse pelos valores históricos e culturais de Alvalade, é insistir em travar uma batalha que há muito se afigura perdida.

Se nem as comemorações dos 500 anos do foral são motivo de inspiração ou a pedra de toque para inverter este cenário de evidente perda de identidade, ou mesmo forçar as autarquias a uma mudança de rumo...por mim desisto.
Recuso-me a divulgar uma terra cercada de barracas e pocilgas, um centro histórico que sofre atentados sucessivos sem que um só alvaladense ou instituição levante a voz e exija o mesmo tratamento que é dado ao centro histórico da sede concelhia (que se apresta para receber uma intervenção de vulto já neste ano de 2010), ou o património alvaladense como a Ponte Romana que tem um acesso típico do terceiro mundo, o estado da Fonte da Estação, da Fonte da Bica, das barreiras do adro da Igreja Matriz, etc, etc.

Num cenário ou quadro como este, não tenho qualquer motivação para continuar com a página nem para produzir ou publicar novos artigos ou pequenos "estudos" sobre o passado de Alvalade.

Luis Pedro Ramos


Temos pena que se vá perder mais este espaço de informação, divulgação e alerta relativo à bonita e interessante vila de Alvalade.
É mais um exemplo da desmotivação regional, de algo que merecia ser apoiado e incentivado, mas afinal é depreciado e criticado.
Apenas podemos esperar que o autor deste site mude de opinião, os alvaladenses apoiem esta iniciativa, porque Alvalade e toda a região fica beneficiada com a existência deste site, que deveria servir de exemplo a muitas outras localidades do Alentejo Litoral.
Vamos visitar este local (real e virtual) e deixar uma palavra de incentivo ao seu autor!
http://www.alvalade.info/

O Litoral Alentejano necessita de iniciativas como esta!

9 comentários:

F Lobo disse...

Esta região fica mais pobre!

Anónimo disse...

Uma página interessante que já conheço há bastante tempo, pelos vistos de iniciativa individual que é pena fechar e penso que é raro encontrar um trabalho destes sobre uma freguesia pequena como é o caso de Alvalade do Sado. Resta-me felicitar os autores e desejar as maiores felicidades para a terra que é uma lição para o concelho através das suas festas medievais.

José do Rosário disse...

Embora o Luis não o mencione (nas razões para o encerramento do Alvalade Informa),para mim a principal razão será a ingratidão e a maldizencia sobre a sua pessoa. Em Alvalade algumas pessoas, não gostam que se lhe aponte alguns erros. E esse defeito existe se calhar em todos os quadrantes da vila de Alvalade!....Provavelmente alguns desses virão agora chorar lágrimas de crocodilo!....Lamento o encerramento do Alvalade Informa.

Anónimo disse...

Bruno Pereira escreveu uma opinião no blog que tem. O fecho do alvalade.info é muito lamentável.

Anónimo disse...

Tudo o que se puder fazer para dar a conhecer a nossa regiao é sempre de enaltecer. E o contrário é de lamentar, como tudo indica ser este caso. Realmente é pena, porque é um site interessante e complementar aos sites das câmaras municipais em certas e determinadas areas.

Anónimo disse...

ESTE BLOG É DO PARTIDO DA CÂMARA????????????????????

Alentejo_SW disse...

Não é do partido da Cãmara, como pode constatar se ler tudo com atenção.
Mas também pretende evitar insultos gratuitos ou assuntos fora de tópico.

Anónimo disse...

Alentejo Litoral não é apenas um concelho, é uma região pelo que este blog serve para debater a região e não apenas um concelho muito embora aparentemente seja mais conhecido no concelho de Santiago do que nos outros. Penso que este blog deve continuar apartidário e sem permitir calunias nem insinuações, bastando para tal que o moderador não valide esses comentários afim de se manter a credibilidade deste espaço de debate. Quanto ao site de Alvalade só temos que lamentar que fosse fechado, porque a região precisa de todas as inciativas para se projectar nesta auto-estrada universal que é a internet.
É pena porque Alvalade tem vindo a tornar-se muito conhecida pela sua feira medieval, porque antes não era uma terra muito falada.

Anónimo disse...

É com grande pena minha que acabo de ler sobre o encerramento do "Alvalade.info".Sou uma alvaladense que se encontra a viver fora da terra e este era o meio de me sentir mais próxima das nossas gentes.
Só me resta pedir ao autor do site que reconsidere e que este espaço continue como até aqui.
Parabéns pelo trabalho que tem feito ao divulgar a nossa terra.