5.18.2009

Sines conquista seis Bandeiras Azuis em 2009

Em 2009, a Bandeira Azul foi atribuída a todas as praias do concelho de Sines que concorreram ao galardão. Vasco da Gama, candidatada pela Administração do Porto de Sines (APS), São Torpes, Morgavel, Vale Figueiros (Vieirinha), Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal de Sines, foram as seis praias distinguidas pela elevada qualidade, tornando Sines no segundo concelho do Alentejo com mais zonas balneares de Bandeira Azul.
A Marina de Sines, sob a responsabilidade da APS, foi também distinguida com a Bandeira Azul na categoria Portos e Marinas."Os resultados da candidatura de 2009 são muito positivos e significam que temos em Sines praias de excelente qualidade em todos os parâmetros avaliados, designadamente na qualidade da água e areal e infra - estruturas de apoio, o que é muito importante para o sucesso da estratégia turística do município", adianta Marisa Santos, vereadora na Câmara Municipal de Sines com o pelouro do Turismo. A autarca realça ainda a reconquista da Bandeira Azul para a praia de Vale Figueiros, "uma praia com magníficas condições naturais e que o ano passado, apenas devido a questões administrativas, não havia sido galardoada".
A atribuição da Bandeira Azul a uma praia traduz o respeito por critérios como a qualidade da água, informação e educação Ambiental, gestão ambiental e de equipamentos e segurança. Em relação aos portos de recreio, este galardão significa a observância de critérios referentes à qualidade do Porto, à gestão do Porto e informação e à educação ambiental e segurança. A verificação destes critérios é efectuada por um Júri Nacional constituído por 25 entidades do sector público e privado, sendo o resultado desta análise escrutinado ainda por um Júri Internacional.

Sem comentários: