2.22.2009

Igrejas







16 comentários:

Anónimo disse...

Belas fotos. O azul a contrastar com o branco imaculado das igrejas alentejanas. Que belas que temos no concelho de santiago cacém mas tão maltratadas e desprezadas por quem de direito. Dão um belo roteiro mas é pena estarem só abertas à hora da missa!

Alentejo_SW disse...

Identificando as Igrejas: Igreja Paroquial do Cercal, Igreja Paroquial de Santa Luzia,Igreja da Misericórdia de Alvalade

venturinha disse...

Fotos destas deviam concorrer ao Óscar da imbecilidade.Os planos escolhidos são uma anedota.O primeiro anónimo comenta que são belas fotos...e a seguir escreve que as igrejas do concelho de Santiago do Cacem são maltratadas e desprezadas.Está tudo dito com esta combinação fantástica entre o fotógrafo e o 1º comentador.Se existe algo cuidado no concelho de Santiago são as igrejas e capelas.

Santiaguense de Gema disse...

Já não digo um roteiro pelo concelho, porque entendo que esta nossa belíssima região deve ser vista e desenvolvida como um todo. Por isso acho que seria interessante que se fizesse um levantamento deste tipo de património no Alentejo Litoral e ver se se podiam criar roteiros por épocas de construção e decoração. Por exemplo, um roteiro para o manuelino, outro para o maneirismo, outro para o barroco, fazendo uma boa selecção dos templos de cada época, um bom catálogo/guia, e depois evidentemente dotar esses espaços de um horário e guardadores. Sobretudo na Primavera e no Verão.
Claro está que alguns necessitam de ser arranjados e alguns melhoramentos. Este é um exemplo de um determinado nicho de património que está por aproveitar na nossa região o que é lamentável.

Kassem disse...

Venturinha
Julgo que este não é um blogue de fotografia. Não me parece que tenha essa pretenção.
Apenas procura mostrar alguns aspectos da nossa região.E se calhar todos nós deveriamos contribuir para mostrar coisas interessantes da nossa terra.
Concordo quando diz que as igrejas de Santiago estão cuidadas.
também acho.

Anónimo disse...

Oh amigo Venturinha, perdeu uma boa oportunidade de estar calado. Não concordo com o facto de as igrejas de Santiago estarem assim tão cuidadas. Por fora nem todas. E por dentro, é só lá ir e ver pinturas, imagens, e altares que precisam de restauro. Mas de facto uma coisa é verdade, na sede do concelho está tudo mais ou menos bem tratado. No interior é que a porca torce o rabo. Como nos velhos tempos do estado novo, o concelho é Santiago e o resto das freguesias é paisagem.

Anónimo disse...

O litoral alentejano tem património para "dar e vender". Assim tivesse autarquias cientes da sua mais valia sobretudo para o turismo cultural. Safa-se a câmara de Alcacer do Sal que vai remando contra a maré, porque nas restantes pouco ou nada se aproveita nas politicas sobre o património.

Anónimo disse...

Miróbriga que é Miróbriga não sabem eles tirar partido quanto mais de igrejinhas e capelinhas

Anónimo disse...

Oh Venturinha tu és um ESPECTACULO és uma autêntica anedota, quem és tu para vir para aqui criticar os outros,resigna-te à tua simplicidade e não critiques os outros ,O MUNDO ESTÁ CHEIO DE ESPERTALHÕES COMO TU.

Anónimo disse...

É lamentável que as autarquias optem pela politica do betão em vez de olharem mais pelas nossas belezas. E olhem que temos bastantes

Anónimo disse...

Alcacer é uma excepção, por isso metam os olhos em Alcacer do Sal onde há respeito pelo passado, pelos monumentos, pela história, que podem desenhar o futuro. Sim, metam os olhos em Alcacer e se poderem venham cá dar um passeiozinho para verem com os proprios olhos. Visitem a cripta mas não deixem de ir dar uma voltinha ao Torrão. Alcacer está a caminhar para ser a capital da cultura e da história do alentejo litoral

Anónimo disse...

Demora-se a conhecer-se os nossos candidatos às câmaras no litoral alentejano quando no resto do alentejo já se conhecem muitos candidatos. Mas cá para não alimento espectativas porque pelo que se vai ouvindo, o que aí vem é mais do mesmo. Os mesmos canastrões de sempre, os figurões que meteram esta região neste estado são os que vão continuar a nos (des)governar.

Anónimo disse...

Pedro Paredes recandidata-se por Alcácer do Sal.

Anónimo disse...

Beato irá por Grândola, mais uma vez. Manuel Coelho vai como independente, com Idalino já apresentado como candidato Socialista também em Sines. Proença vai por Santiago, onde nada ainda se sabe do candidato socialista, nem dos outros partidos. Odemira??????
No geral, é mais do mesmo. Sem novidades nos partidos, não se prevêem igualmente novidades na região que vai continuar o seu lento caminho, que nalguns casos não só é lento como um retrocessso. Resignemo-nos, que o nosso destino há muito que foi traçado pelo imobilismo e pelo carreirismo politico.

balhana disse...

E o Chico Pachego pela CDU .
O mais do mesmo .
O regresso do dinossauro.
A "progressista" CDU tem que desenterrar o velho "camarada " .
Não tem mais ninguem..............

olik disse...

mas o que é que tem as altares da igreja matriz de santiago?não têm pó, garanto-lhes, não tÊM flores?a igreja é aberta , normalmente, para as visitas, não para o culto.limpa e linda.antiga.mistura.não pensem que algumas partes dela vêm desde dos tempos da rainha isabel?