1.06.2009

Para 2009 (II)

As grandes obras anunciadas e que iriam trazer riqueza, empregos e visitantes (turistas) à região afinal não são aquilo que nos foi apregoado.
Os famosos PIN's da Costa Terra e Pinheirinho estão a braços com queixas na Comissão Europeia, ambientalistas, obras paradas, irregularidades várias...o mesmo se murmurando acerca dos projectos da Comporta.
Tróia vai avançando a custo mas vendas poucas.
As outras grande obras afinal são aumento da refinaria da Galp, da Repsol, a construção da fábrica da Artenius ( também a braços com a crise financeira), ou seja, afinal será mais poluição, e alguns (poucos) empregos.
Parece que o IP 8 irá arrancar, mas sobre a via férrea nada se fala, um espesso manto de silêncio.
A praga do nemátodo avança sem controlo e também sobre este tema nada se fala e nada se vê fazer. Talvez quando não houver um pinheiro bravo na região seja tarde de mais!
Os monumentos e centros históricos, tal como a paisagem rural, estão a abandono ou a sofrer uma destruição progressiva.
A oferta cultural continua fraquinha e sem perspectivas, salvo algumas excepções: Festival Músicas do Mundo, a Cripta em Alcácer, o novo Museu de Sines.
Santiago do Cacém irá continuar a apagar-se no panorama cultural?
Sines e Grândola irão continuar reféns das grandes empresas e dos "apoios" por elas concedidos?
Miróbriga continuará ao abandono?
E o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina continuará a ser um factor de imobilismo e favorecimento de alguns?
E será que os PDM's de Sines e Santiago do Cacém verão a luz do dia? E que surpresas irão conter?
Continuaremos com questões, dúvidas e cahmadas de atenção para 2009....agradecemos a vossa colaboração para enriquecer o debate.

8 comentários:

Costa disse...

Pessoalmente vislumbro apenas algumas obritas, para encher o olho e enganar papalvos, porque é ano de eleições. Os grandes problemas de fundo vão continuar adiados, como adiada permanece esta região com qualidades impares no país mas tão, tão mal administrada autárquicamente e com candidatos tão maus que já se perfilam que a esperança é cada vez mais fraca.

Anónimo disse...

O bloguer se não acertar em cheio deve andar lá perto, porque estas previsões são quase as minhas também, porque não se vislumbram no horizonte grandes mudanças.

Anónimo disse...

Em 2009 temos obras para ganhar votos já que esta malta é especialista em tácticas para manter o tacho. Por mim, corria com eles todos, porque não gosto de nenhum dos presidentes das câmaras do litoral, especialmente do Beato e do Proença, duas melgas que em má hora aqui apareceram.

Anónimo disse...

Realemnte é pena a falta de alternativas que existem na nossa região.
Onde estão as figuras interessantes e interssadas na nossa região?

Anónimo disse...

Mais do mesmo, é os nossos concelhos vão ficar no fim do ano.

Anónimo disse...

Primeiros: Este blog tem temas importantes e actuais sobre a nossa região.
Segundos: Tem ideias bastante interessantes que era bom que fossem aproveitadas.
Terceiros: Não sabemos quem é o dono do blog, penso que é alguém que está comprometido com algo e por isso não dá a cara. Logo é meio caminho andado para só haverem aqui anónimos como eu.
Quartos: É pena que na minha opinião este blog esteja a morrer lentamente porque é muito lido, a ver pelos amigos que me têm aconselhado a lê-lo de vez em quando.
Quintos: Devia ter mais fotografias e temas mais diversos e tem passado ao lado de coisas muito importantes e actuais da nossa região. Más e boas.
Bom ano de 2009.

Anónimo disse...

Há quem diga que Manuel Coelho, presidente da CMS, pode ser candidato numa lista independente ou mesmo pelo PS dada a sua rotura com o PCP. E que a vereadora Margarida Santos, da CMSC, vai passar à história e subir Beijinha a 2º posto da lista como preparação para substituir Proença nas eleições seguintes. Julgo que este ano vai trazer grandes novidades politicas à nossa região, apenas fico um pouco apreensiva porque regra geral não vejo que possam produzir grandes resultados para a região porque os carolas só saltam de lugar mas as ideias ficam a ser as mesmas.

Anónimo disse...

Ponham a melga e birra da VereAdora Margarida a andar pois é um cromo do pior. Como é possível o Proença alinhar nas asneiras daquela bisca? Sim, ele que tasnto cuida da sua imagem, não terá vergonha de estar colado a gente como equela Senhora?? Será possível? A mulher não é esperat e ainda por cima é maldosa ao que se cosnta por aqueles corredores da câmara. Ai Proença, se te descuidas tas feito. Além do tal Ferro que te vai derrubar com a ajuda do Ps e PSD, digo eu, pois o homem anda a ver como te pega, tens ainda as asneiras dos teus vereadores. Conselho: eles que moderem a lingua, principalmente a Vereadora Margarida que diz mal de toda a gente, e assim pode ser que não sais tão mal nas fotos. E já agora ñão a mandes em tua representação - ela fica mal em tudo, tudo!!!!!! e depois, olha que ela menteeeeeeeeeeeee e um dia destes ainda há chatice.