6.25.2008

A quase um ano das eleições autárquicas

Tem sido um tema recorrente, em variados "posts", as próximas eleições autárquicas, as equipas no poder, as que se perfilam no horizonte, as promessas, o cumprimento ou incumprimento dessas mesmas promessas.
Sendo um tema de importância vital para o Litoral Alentejano, lançamos o desafio para uma reflexão séria neste local... uma reflexão objectiva, real e com uma visão de futuro.
Desafiamos os responsáveis políticos a participarem, a colocarem aqui objectivos, desafios, intenções.
Desafiamos os cidadãos a colocarem dúvidas e sugestões.
Desafiamos as instituições e sociedade civil a envolverem-se.
Ficamos a aguardar as vossas contribuições aqui ou para o mail alentejo_sw@hotmail.com

39 comentários:

João Santos disse...

Em Santiago do Cacém o PS, PSD, BE e CDS deviam reunir-se e correr com o atraso de vida que temos. Podem chamar a isto oportunismo político mas acho que é antes uma oportunidade para que não fiquemos como exemplo do alentejo do século XX. Com a CDU na Câmara além de rodeos que mais se pode esperar? Poderemos esperar a morte e um enterro no castelo.

Anónimo disse...

O meu desejo para as próximas eleições é que os diferentes partidos já andem no terreno a ver as carencias em cada concelho, a realizar encontros com especialistas em cada área e a elaborar boas propostas e projectos para a região. Da critica do bota abaixo estamos fartos, queremos ver é propostas sérias, e especialmente acreditar que os nossos politicos conhecem a realidade de cada concelho para não sermos sujeitos a ouvir perfeitos disparates em cada campanha de gente mal preparada e cai na politica de páraquedas. Sou a favor de périplos temáticos em cada concelho para a saúde, economia, acção social, desporto, urbanismo, cultura, etc, tipo presidências abertas mas sectorais e não tudo ao molho em pacote, como se faz em santiago cacém. Gosto bastante mais do Pedro do Ó Ramos do que do Frade e como não tenho partido preferido pode ser que lhe dê o meu voto porque ele já tem experiencia de deputado e penso que o Frade não tem estaleca para ser presidente da câmara. É mais ou menos igual ao Proença na minha opinião. Os tiques são idênticos. Aliás a última lista do PS tinha lá pessoas bem mais interessantes do que o Frade.

anónimo2 disse...

votar em pedro do ó ramos é o mesmo do que votar no vitor proença. é um voto perdido como se viu nas últimas eleições. mais valia o josé campos.

Anónimo disse...

Sr João Santos se o ps reunir uma equipa capaz e um bom programa, e fizer uma campanha como deve ser com a antecedência certa não precisa dessas alianças. O mal é que no ps começam as campanhas ao mesmo tempo que a cdu começa as inaugurações de fim de mandato e depois não surte efeito nenhum.
O meu voto vai ser no Bloco, que é o único partido que não anda atrás de tachos e de carreiras politicas.

Anónimo disse...

http://www.correioalentejo.com/?diaria=2162
Diz lá o proença que queixa-se de falta de limpeza nas ruinas miróbriga e que é só reclamações dos turistas etc e tal. Oh senhor proença não atire pedras para os telhados dos outros porque vocês têm culpa no cartório de em tantos anos não conseguirem juntar-se ao estado para dar a importancia correcta a mirobriga e mete-la a render como deve ser porque se mirobriga tivesse numa terra gerida a sério os turistas que cá vinham eram ás carradas.

ana p. esteves disse...

Sangue novo e ideias arejadas é o que os partidos da região precisam. Estou farta de ver sempre as mesmas caras.

Anónimo disse...

Não estou a ver muitas caras novas porque a malta nova não quer nada com a politica e alguns dos que andam por aí controlam tudo á sua maneira e nem dão grandes hipoteses a outros que queiram aparecer. Tb concordo que o Campos era bem melhor do que o Pedro e o Proença seria bom se estivesse noutro partido.

João Santos disse...

Este concelho vai permanecer na mesma e não passa da cepa torta. A culpa é de quem reclama e depois nada faz para mudar. Votem nos blocos e nos outros mas não digam que não querem o Vitor Proença.

Anónimo disse...

Eu acho é que independetemente de ser melhor ou pior o povo precisa de ver um partido diferente no poder. A cdu já lá tá há séculos por isso não temos comparação para saber se os outros conseguem fazer melhor ou nao. Votem na oposição nem que seja a primeira e ultima vez!!!

Marina disse...

Eu gostava era de ver uma mulher a presidente da cãmara porque acho que as mulheres têm mais sensibilidade para certas coisas. Mas se não puder ser ao menos que se metam mais mulheres nas listas candidatas.

Anónimo disse...

Prefiro o Bloco e não gostava de os ver em alianças com socialistas ou com outro partido qualquer. Sozinhos a votos e seja o que Deus quiser.

Silva disse...

O Zé Campos dava um presidente se tivesse mais garra e mais energia, porque intelegencia já a tem.

USS disse...

Ao Anónimo-Ultimo:
A oposição, alguma oposiçao, nomeadamente a oposição xuxialista, demitiu-se desse papel e, pelos vistos não está interessada em ser poder porque não tem capacidade para isso!
Esta afirmação baseia-se na posição de abstracção tomada pelos xuxialistas de Santiago, que nunca aceitaram um papel na vereação (tinham a possibilidade de mostrar o que valiam), quando foram sempre convidados.
Preferiram ficar como vereadores sem pelouro, logo sem responsabilidades e mais livres para dizer mal do executivo.
Mas que bela oposição. Assim, tem prestado melhos serviço o BE e mesmo os primos dos xuxialistas.

lopes disse...

Gostei do anónimo bloquista que pede ajuda a Deus para ganahar...isto já não é o que era!
Esta esquerda caviar é supreeendente!

Felipe disse...

Boas,
É lamentavel que a quase um ano das eleições não se veja nada dos partidos do concelho de santiago, nem pré-programas, nem sites na internet com ideias, projectos, diagnósticos sobre o concelho, etc, etc, etc, A oposição em santiago é o melhor amigo da cdu. Tá-se bem!

Anónimo disse...

Quem eu gostava mesmo de ver à frente da camara de Santiago era o engº Jorge Nunes da caixa agricola porque esse não tem falta de mama e gosta bastante da terra.

USS disse...

òh Lopes, que comentário mais abstraccionista! O que é a esquerda caviar? Caviar ou a cavar?

Anónimo disse...

Olhem para o exemplo de Grândola, os partidos democráticos abdicaram das naturais diferenças em termos nacionais, e uniram-se em torno do Beato. Desde qua a CDU deixou o poder, Grândola deu um enorme salto.
E já agora se o Sr. presidente da CMSC quer os monumentos nacionais devidamente limpos, neste caso as ruínas de Miróbriga, porque não começa no castelo e limpa de lá os mortos? porque não entrega aquele espaço aos vivos?
Imaginem um festival de Teatro, um concerto sinfónico, etc., etc.. Tivesse Grândola aquele espaço.

Anónimo disse...

Apoiado. Não olha para o que é dele e ainda tem o descaramento de se atirar ao outros. Tem o castelo naquele estado há séculos e ainda tem este descaramento. É preciso ter lata!

Grãndola???
O que é que tem Grandola??? Só estou a ver empreendimentos megalomanos para encher os grandes grupos económicos. Já foi a Troia ver que cada vez é mais dificil um cidadão normal ir à praia, porque está quase tudo nas mãos do tio Belmiro. Ontem aumentaram os preços do barco que atravessa de Setúbal a Troia, que era uma especie de praia dos pobres com o farnel às costas. Os bilhetes aumentaram quase para o dobro, qualquer dia é um luxo ir a uma paraia de Troia, daqueles que moram perto e não têm dinheiro para hoteis e estadias em resorts. Não me fale em Grãndola nem em Beatos!

Anónimo disse...

Apoio a ideia do senhor Jorge Nunes à frente da câmara. Seria um grande lider e podia ser que isto andasse para a frente.

Anónimo disse...

O Jorge Nunes??
Não faltava mais nada: para proteger os grandes agricultores e acabar com os pequenos?
Para arranjar maneira da Caixa Agrícola emprestar à Câmara?
Para fazer edificio megalómanos, feios como está a fazer com a Misericórdia, que era rica e agora mal tem para pagar ordenados?
Já se encheu o suficiente!

Anónimo disse...

Queremos Jorge Nunes a candidato à câmara. É um homem da terra, conhece bem todo o litoral alentejano e não tem falta da politica para nada. Vamos em frente Jorge. Santiago precisa de ti!

comunista com ogulho disse...

DEPOIS DA BRONCA COM A BANCADA DA SANTIAGRO ACHO QUE O V. PROENÇA DEVIA IR EMBORA COM O ROSADO E A CDU METER EM Nº1 DA LISTA O ÁLVARO BEIJINHA. VÃO-SE EMBORA E LEVEM A MARGARIDA SANTOS QUE NÃO FAZ CÁ FALTA NENHUMA.

Anónimo disse...

Sr Pedro do Ó Ramos e sra Filomena Pinela vejam se fazem uma aliança ou coligação nas próximas eleições a ver se pelo menos elegemos um vereador ou vereadora. A lufada de ar fresco que santiago precisa tem que ser dada pela direita unida.

independentes ao poder disse...

Jorge Nunes pode muito bem encabeçar uma lista de independentes à câmara municipal de santiago cacém porque consegue arranjar pessoal fora dos partidos para avançar com toda a força e santiago fica melhor servido com uma lista de independentes

Anónimo disse...

Com um bom trabalho de fundo se fosse já começado freguesia a freguesia julgo que o PSD pode almejar um vereador. Primeiro porque estou em crer que o PS não vai ter muitos mais votos dos que teve nas ultimas eleições olhando ao facto de Arnaldo Frade não estar a mobilizar grande numero de eleitores fora do PS, e por isso muitos descontentes da gestão da CDU, com os indecisos e os que não se revêem nos restantes projectos politicos podem muito bem ser captados pelo PPD/PSD desde que se avance com uma candidatura e um projecto credível para Santiago do Cacém. Pedro do Ó Ramos é o homem certo para dar a este concelho a dinâmica que necessita.

Anónimo disse...

O PS só já apanha algum voto meu quando tiver uma lista com os 5 primeiros nomes com caras novas. Enquanto lá andarem estes molengões não meto os sapatos em nenhuma sala de voto.

pelos nas pernas disse...

O Sr Jorge Nunes na Camara ?
Ai é que mudava a sede da Caixa para o edificio da Camara e punha o amigo empreiteiro AP a fazer obras em todo o lado.
Construir, demolir, modificar não ouvir nada nem ninguem. Construir, demolir etc, sempre com o dinheiro dos outros,
Lá nisso é especialista.
Seria bom vê-lo com o pelouro da Cultura, tão culto é o homem !

Anónimo disse...

Da mesma forma que apareceu o Beato em Grândola, com a simples coincidência de estar casado com uma grandolense e conhecer a realidade da terra, concordo plenamente com a candidatura INDEPENDENTE de Jorge Nunes, e aqui com a particularidade de ser um homem da terra e conhecer profundamente a sua realidade.

Anónimo disse...

Jorge Nunes como presidente da cãmara parece-me bem, mas gostaria mais de o ver como cabeça de lista pelo PSD do que como independente

AMO-TE SANTIAGO disse...

SANTIAGO PRECISA DE UM D. SEBASTIÃO, SURGIDO NUMA MANHÃ DE NEVOEIRO, VENHA PARA METER ESTE CONCELHO NO PELOTÃO DA FRENTE DO DESENVOLVIMENTO DO SUL DO PAÍS E NA CABEÇA DO ALENTEJO LITORAL. ACHAM QUE JORGE NUNES TEM ARCABOIÇO PARA ISSO ? EU ACHO QUE NÃO.

Anónimo disse...

Uma lista de independentes com Jorge Nunes à cabeça, mas com mais nomes de verdadeiros santiaguenses desligados da politica seria no meu ver o melhor que podia acontecer a Santiago Cacém. Pior do que estamos não ficavamos de certeza! Muito pelo contrário porque Jorge Nunes é um dos nossos e conhece o concelho como poucos. Avança Jorge. Estamos contigo!

Anónimo disse...

Acham que o J Nunes vai nisto? É que numa câmara ele passaria a ser controlado, prestar contas, justificar. E isso não quer ele,ou antes, não está habituado.
tem de smandar e fazer como ele quer e numa Cãmara não pode!
Além disso, ele ja manda sem estar lá!

Anónimo disse...

Uma recomendação e aviso: O próximo presidente da CMSC,não pode nem deve ser só para Santiago e Santo André, o resto do concelho também «é gente».

santiaguense de gema disse...

De uma coisa tenho a certeza: o concelho de Santiago precisa de mudar e ter uma nova dinamica em todas as áreas e em particular daquelas que dependerem fortemente da mão do município. Mas meus caros amigos, não espero nenhum Messias, muito menos os habituais profetas da desgraça e do discurso do coitadinho só para convencer eleitores. E já agora, também gostava que o próximo presidente fosse alguém nascido neste concelho.

Chicão disse...

Seja ele qual for que venha a ser presidente não pode ser apenas presidente para as cidades de santiago e de santo andré e esquecer que há mais concelho para além delas falando de lazer, cultura, património, etc. O resto das freguesias não precisam só de arruamentos e saneamento básico. Temos que ter um presidente que tenha tomates para fazer as obras de mandato fora de santiago e de santo andré porque todas as obras de mandato até agora feitas foram todas em santiago e em santo andré.

Anónimo disse...

Pois é "Chicão" e onde é que andam os partidos da oposição tipo PSD, CDS, PS e Bloco que não denunciam isso? Acho que em Santiago Cacém não existe oposição nenhuma mas apenas algumas pessoas que vemos na altura das eleições e que depois se evaporam.

Anónimo disse...

Acham que o Jorge Nunes tem roubado pouco , então apostem nele e logo vêem.
Ele até quer roubar área social da cx. Entre Tejo e Sado, tenha mas é vergonha.

santiaguense de gema disse...

A quase um ano de eleições e os partidos continuam mergulhados num silencio ensurdecedor preocupante. Será que não têm ideias para apresentar aos eleitores ?