1.16.2008

Bom início de 2008

Pode-se dizer que 2008 começou bem para o Litoral Alentejano...
Entrou em funcionamento o novo e moderno Pavilhão Multiusos em Odemira...
Igualmente começou a actividade o maior pórtico de descarga em Portugal, no Porto de Sines...
...e o Aeroporto veio para próximo do deserto...

14 comentários:

Anónimo disse...

A obra em Odemira, gestão PS; a obra em Sines, governo PS e o aeroporto decisão do governo PS. Afinal nem tudo é mau, espero para ver como reagirão os dois autarcas da CDU no litoral Alentejano. Continuarão a dizer mal,não se moldam a nada , só reagem pela negativa. Desespero de quem se afoga lentamente. Já foi assim com a queda do Muro de Berlim, só os comunistas é que não perceberam; atéw a Zita Seabra, se pôs a andar é porque a coisa por lá não é boa.

santiguense de gema disse...

E não só...
Beato conseguiu que o governo mantenha a prisão no concelho de Grândola. E Coelho vai investir 20 milhões de euros em projectos no concelho no ambito do QREN.
Só de Santiago é que não se ouve nada. Cheira-me a um misto de falta de estratégia, de ambição e de incompetência deste executivo, que só espero que não enterre ainda mais este bonito concelho e aproveite o QREN como muitos concelho estão a fazer pelo país fora, para nosso bem.

Zé Luis disse...

Estive a ver os novos canais do portal alentejolitoral.pt é fico sempre perceber como é que se demora tanto para fazer aquilo. Não queria ser má lingua, mas sempre esperei mais deste portal. Sim senhor está bonitinho, mas de conteúdos sempre pensei que fosse outra coisa mais substancial, mas vasta. Mas o problema deve ser meu que não percebo nada disto por isso não me estico mais sobre isso.

Lopes disse...

Bom...a questão de Sines não tem a ver com o PS...é uma obra que tem atravessado vários governos, é quase um objectivo nacional...(não esquecer a negociata com o Porto de Singapura, em que alguns governantes PS ganharam alguns milhões e depois deu em nada).
O aeroporto..se fosse pelo PS tinha ido para a Ota.
Os 20 milhoes do Coelho....ok...não se falou em nada de concreto, palpável, real.
A prisão em Grândola...não estou assim tão certo....ate aparecer algum sócio do ministro que compre o Pinheiro da Cruz a metade do preço, como aconteceu em Setúbal...
Como tal acho que não se deve partidarizar as iniciativas..deve-se realçar as boas e apontar as más.
Devemos exigir mais,incentivar quando se fazem as coisas boas.

FN disse...

- Portagens no IP8: decisão do governo PS.
- Inexistência de maternidade no Hospital do Litoral Alentejano: decisão do governo PS.
- Falta de médicos nos concelhos do litoral alentejano: má gestão da responsabilidade do governo PS.
- Encerramento de escolas no litoral alentejano: decisão do governo PS.
- Atraso na remoção das lamas oleosas em Santo André: culpa do governo PS.
- Empreedimentos turísticos megalomanos que estão e vão continuar a betonar a região: decisão do governo PS.

Enfim, exemplos não faltariam.
Se queremos partidarizar estas questões vamos ter de ver as coisas boas e as menos boas. Receio que a balança no final penda para o lado negativo.

Os meus desejos para 2008 vão para uma oposição mais forte e mais activa em todos os concelhos da região. Penso que as populações ganhariam com oposições mais activas, mais construtivas, com ideias próprias, com projectos de desenvolvimento próprios para os concelhos.
Infelizmente existem poucos sinais de vida das oposições aos executivos camarários.

Crescer disse...

A prisão de Pinheiro da Cruz irá sair dali para perto do Canal Caveira, porque segundo os governantes, as prisões deverão sair dos centros urbanos.

Santiago do Cacém, assim como Sines são dos primeiros municípios portugueses a aproveitar os fundos do QREN no âmbito das "Redes Urbanas Para a Competitividade e a Inovação". Falamos de um concurso nacional em que só foram escolhidos 5 redes de municípios em 26.
Se não estou em erro, Alcácer do Sal não concorreu, Grândola e Odemira não puderam concorrer, uma vez que não cumpriam os pré-requisitos.

O QREN, só começou a funcionar, para as Autarquias, no final de Dezembro, sendo que muitas dos concursos só foram lançados em Janeiro. Isto significa que ainda nenhuma candidatura teve o seu término, salvo a Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar que terminou ou esta prestes a terminar.
Quanto aos restantes só para Junho se saberá quais as candidaturas aceites pela CCDR e pelos orgãos de gestão dos programas temáticos.

Acho que a esta altura do campeonato já quase todos percebemos que o Alentejo Litoral tem de mudar. Agora, se continuamos a fazer "combate" de desgaste, em vez de apresentar ideias e alternativas, vamos continuar na mesma. Falamos (mal) dos políticos, mas nós comportamo-nos do mesmo modo.

de cá disse...

Caro Crescer
Que eu saiba o Pinheiro da Cruz não é dentro de nenhum Centro Urbano...o centro urbano que lá existe são as casa de apoio à prisão.
O interesse do Pinheiro da Cruz para os nossos governantes tem a ver com o facto de estar no Litoral, uma grande zona de costa com uma bela praia e uma grande área de construção...que maravilha para algum "amigo" dos nossos governantes (PS) comprar a baixo preço e fazer mais um empreendimento turístico.
E o Beato (PS) pode betonar mais um pouco o Concelho de Grândola...acho que só faltava mais essa zona...
Será que vamos ficar de braços cruzados a assistir?

Anónimo disse...

Claro que vamos!
ou parce-lhe que o PCP ou algum eleito do PCP não faria o mesmo??
Claro que faria. O Beato é um presidente da Câmara excelente, pelo menos não é vaidoso!!oh, oh,oh,

Anónimo disse...

Começou bem sim senhores. Há quem nem concorde claro. Isto parece-me um antro de direitistas?. A grande oposição aos poderes actuais... psd cds pp? Só nos faltava mais essa.

Alentejo_SW disse...

Isto...o antro de direitistas...refere-se ao blogue?Caro amigo(a)...acho que está enganado(a)...isto é um antro de pessoas que gostam do seu país e da sua região.

Anónimo disse...

Oh senhor alentejo_sw... por quem é... o blogue abriu as suas portas aos descontentes desta região! Ainda bem que concordamos que não é propriamente do seu país e suas regiões que a coligação direitista gosta...! Ou acha que o PSD CDS e PP não são direita? E se acha que não há diferença entre a direita e a esquerda, pergunte à sô dona Zita Seabra, esse susto de oportunista que quer mandar a todo o custo e nunca teria hipóteses com o PS porque eles não precisam dela... E compare tmabém as propostas do PS e do PSD. Compare as políticas sociais e económicas da esquerda e da direita, senhor alentejo_sw, e veja os denominadores comuns. Qual das duas acha que vai gerar mais desigualdade? Deve ter bases de matemática e moral e religião suficientes para perceber as diferenças básicas... apesar da epidemia de oportunistas e ceguetas que praí anda!
Espero não ser censurado!

Alentejo_SW disse...

Caro Sr. Anónimo
Agradecemos a sua contribuiçõa. embora totalmente fora de relação com o que este blogue trata, não censuramos a sua contribuição.
Para as questões direita/esquerda, as desigualdades das politicas sociais e económicas dos partidos, juízos de valor sobre pessoas que nada tem a ver com o Litoral Alentejano, existem certamente outros fóruns onde poderá exprimir a sua opinião.
Voltamos a repetir...neste local trataremos de assuntos sobre o Litoral Alentejano ou com ele relacionados...sejam eles contra ou a favor da direita ou da esquerda.

Marina disse...

Eu gosto do blog porque deixa falar o que cada um carrega na alma. Quem quer elogiar...elogia.
Quem quer criticar...critica.
Quem quer dar a sua opinião...dá. E por outro lado não li ainda aqui ofensas pessoais a ninguém. Gosto do blog também porque vai buscar assuntos que nós não vemos muito a ser tratados nos sites da região. E não me interesso muito de direitas, esquerdas, centro, etc, interessa-me é a minha região e saber o que é bom e é mau para ela.

Anónimo disse...

Há pseudo esquerdas que são direita pura.Ainda por cima passam a vida a insultar.Por exemplo no Litoral há um pequeno grupo do BE que conheço bem.Uma parte são de cá.Residem aqui em Santo André.Porquê não são questionados pelas associações que destruiram? Ou ajudaram a espatifar?Ou que tentaram controlar e não conseguiram?Não me façam dizer mais.Propositadamente por agora não cito nomes.Deles e dela(s).Sei do que estou a falar...