10.30.2007

Novos métodos eleitorais

No jornal "Expresso" do passado Sábado vinha um interessante artigo sobre os políticos e as agências de comunicação.
Em caixa vinha um destaque sobre o autarca de Santiago do Cacém, Vitor Proença, que, pelos vistos, recorreu a uma agência de comunicação para ganhar as ultimas eleições autárquicas.
Que se sabia que era um politico nova geração, com uma apetência especial pela imagem, pela comunicação, bem falante, bem vestido, muita aparência e pouca essência, não é novidade.
Mas o recurso a agência de comunicação é uma novidade...chegámos a um novo estádio na politica...
Pelos vistos Vitor Proença não acreditou no trabalho desenvolvido...e isso é preocupante.
E preocupante pela comunicação que foi passada...será genuína?
E interessante pela côr politica...pelos visto o PCP já se adaptou aos novos tempos (em algumas coisas só!)...ou será uma tentativa desesperada de manter um poder que está a escorregar pelos dedos?
Será também que toda a prolífica comunicação emanada de Vitor Proença é de acordo com a agência de comunicação, é ditada pela sua agenda pessoal?
Muitas interrogações e dúvida ficam no ar... e alguma desconfiança.

23 comentários:

Arlindo disse...

É evidente que quando não se confia no trabalho que se faz, e se sabe que não se conseguiu cumprir o programas eleitoral tem que se recorrer a algum estratagema que consiga de alguma forma mascarar a realidade. A verdade é que a sua reeleição surpreendeu toda a gente, quando o PS já cantava vitória. Porém, não há agencia de comunicação que consiga combater o desgaste do autarca Proença, que aos poucos vai provando não ter capacidade para relançar o concelho, muito menos com os vereadores que tem ao lado. Mas ainda vai demorar mais um mandato até a CDU cair, até porque o PS vai piorando sempre que escolhe um lider ou cabeça de lista. Cada um pior do que o outro.

Anónimo disse...

E o que é que tem de extraordinário ?
Todos os fazem. Pode até ser que a nível local, no interior, não seja muito habitual. Mas as grandes máquinas partidárias todas elas têm equipas de marketing e imagem a trabalhar os seus politicos mais visiveis. É a politica dos tempos modernos. A imagem hoje em dia é muito importante nesta era onde a comunicação tem um papel cada vez mais decisivo. Muitas vezes é assim que se maquilham as más gestões autárquicas.

Helder disse...

Desde que a agencia não tenha sido paga com dinheiros da câmara não me aquece nem me arrefece. O que me importa é que cumpram os programas eleitorais e nisso o que vemos são promessas que passam de mandato para mandato e não são cumpridas.

Anónimo disse...

Quem conhece Vitor Proença sabe perfeitamente que ele, do ponto de vista politico, não ia lá das canetas.Recorreu a sistemas de melhoramento da sau imagem, mudou hábitos, alterou posturas e " a montanha pariu um rato", pois agora, verificamos que afinal, as bases são fracas. Nada tenho pessoal contra o homem , mas realmente ele exagera na dose de simpatia mesmo não gostando das pessoas. Tem ima sede enorem pelo poder. Coisas que aprendeu no PCP. Outro que agora vem aparecendo é o
Ramiro Beja, com o seu acenar e inclinar de cabeça, com um sorriso amarelo, melhor será enveredar um projecto pessoal, como por exemplo, ir fazer uma acção de formação em reciclagem, ou em condução de camionetas. Meus senhores os PCP não tem quadros no Litoral alentejano, escusam de inventar.

Anónimo disse...

O homem é mestre em marketing pessoal, vejam os boletins municipais onde não há foto em que ele não apareça. Agora chamem-lhe parvo. Só é pena que como autarca não tenha as mesmas capacidades que tem como gestor da sua imagem!!!

Anónimo disse...

De facto será importante que a popula´~ao do Concelho de Santiago do Cacém, abra os olhos, considerando que daqui a dois anos estará a eleger novamente, o presidente da câmara Municipal de santiago do CAcém, e, não deve ser o Senhor Vitor Proença nem tão pouco a CDU poderá continuar no poder. Já chega de 30 de poder!! É demais! vão pregar paraoutra freguesia, que poder ser a Sibéria, isto se o Putin os quizer lá pois já nem esse quer nada com comunas. Façam uma leitura ao livro da zita seabra; falem com quem esteve no pcp e que já saiu; falem os funcionarios da câmara municipal e outros próximos; olhem à volta e vejam.. Seria importante uma enorme reflexão. o pcp~está nas últimas , têm-se visto na apresentações que eles andam a fazer pelas freguesia sobre o orçamento. Não têm capacidade de argumentação, não sabem falar, é uma vergonha sermos governados por tão gente tão incapaz. Como é que esta gente nos pode representar? e depois só se rodeiam de pessoas como eles, ou seja, os filhos do presidente da junta, os amigos a quem devem favores, e depois falam dos outros, eles fazem o mesmo!! logo não se podem diferenciar. Que venham outros, pois o PCP já deu o que tinha a dar.

miguel goes disse...

Não alinhando politicamente com o Proença e responsabilizando-o a ele e à sua força politica pelos estado das coisas,acho que não é o unico culpado.
Os autarcas Socialistas não são melhores...basta olhar para Grândola...o autarca Beato enquanto não conseguir urbanizar todo o concelho não descansa...o autarca Paredes anda numa deriva estratégica...e as oposições... o Frade na sua vaidade e culto da imagem é igual ao Proença....em resumo...o Alentejo Litoral não tem quadros...mas de todas as cores politicas!

Anónimo disse...

O problema é que vamos entar em 2008 e não se afigura nada de mão em termos de alternativas, e, assim sendo, o Proença encontrará condições para por lá ficar mais um mandato, deitando por terra o puco que resta. Não se vê na força do PS ninguém com "pinta"; ao que parece o Frade pouco faz e ainda o que se vê é com muita ajuda e também já se consta que dentro do Ps já andam às turras porque o Sr. Frade, vaidade, pompa e cirnstancia QB, de resto nada mais. Fotos, e entrevistas na casa dele é isso que ele quer, como se viu pelo jornal que publicou e distribuiu nas caixas do correio. O Rosas aguarda por melhores dias, ou seja, anda a ver para que lugar vai saltar. No bloco de esaquerda, pouco se vê e no PSD, nada, a não ser que para lá volte mais um vereador a tempo inteiro, sempre vai ganahndo uns 400 contos, até pode ser vovamente o cacais, pois esse tem a familiar nos dois partidos, ou seja no PS e no PSD, sempre jogo paelo seguro. Pois e assim vamos de politicos, fracos, com uma sede de poder enorme, desmedida e descarada.

Anónimo disse...

Mas a verdade vem sempre ao de cima e mais cedo ou mais tarde iremos ver a vergonha de gestão que ele tem feito e que vai continuar a fazer; é pena que depois faça como os outros desaparece daqui e como não poderá prestar contas pelos desastres e asneiras que fez, o pior que lhe pode acontecer, é ficar com uma reforma churuda e desaparecer como todos os outros que até aqui governaram a Câmara Municipal de Santiago do Cacém. É penaque deposi não lhe possam pedir contas; entretanto ele VAI FAZENDO A VIDA NEGRA AOIS FUNCIONÁRIOS, MUNICIPES E OUTROS QUE O CONTRARIAM. Vejam o que fez o Baguinho, e o Ramiro Beja!!! Parecia um ministro!! falava alto, repreendia e até expulsãoes ele tentou fazer!! Hoje, tem uma rerforma muito boa, à custa do quê?? que gestão?, que curriculum?? Sim, que curriculum tinha aquele homem para ser presidente da Câmara? Nada tinha, só era amigo do PCP, só isso, nada mais tinha

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do M.Goes.
Estamos mal servidos de politicos na cdu, no ps, no psd, no cds, etc. Muito mal servidos mesmo. Até acho que últimamente as coisas têm piorado bastante, claro que depois o reflexo disso observa-se no estado abandalhado em que se encontram os concelhos do litoral alentejano. Mais que abandalhado é triste ver a região sem orientação, rumo, etc, etc, etc

Monteko disse...

É tudo pessoal para o popularucho, sem ideias, sem estratégia para o litoral e por isso como é que queriam que isto estivesse ? Vão governando para a populaça, adocicando-os aqui e ali com uns concertos apimbalhados à borlium, tipo Mikael Carreira, etc, que é para anestesiar o zé povinho e garantir o voto. Porque pessoal mais esclarecido (uma minoria, verdade se diga) já viram que estes autarcas do litoral só cá andam para o tachinho e fazer a vontade aos partidos.

Martins disse...

A sucessão da CDU vai centrar-se no vereador Beijinha, que já está a ser reservado para dar o lugar ao Proença como cabeça de lista (será pior a emenda do que o soneto a ver pelo trabalho que o verador tem feito neste dois anos, que roça a mediocridade e o seguidismo politico).
O Frade é 500 vezes pior do que o Cascão, que era uma pessoa simples, honesta enquanto o Frade é só vaidade, arrogância e esperteza saloia.
O CDS politicamente está quase morto no concelho.
O PSD se não está morto está no mínimo moribundo.
O Bloco até tem pessoas interessantes como o Madeira, mas tem uma estrutura sem meios.
Como se vê, pouca esperança podemos ter no futuro, sendo o presente já o que é!!!!

Anónimo disse...

Novos métodos eleitorais. A seguir o ‘Conselho’ de Fernando Pessoa:

Cerca de grandes muros quem te sonhas.
Depois, onde é visível o jardim
Através do portão de grade dada,
Põe quantas flores são as mais risonhas,
Para que te conheçam só assim.
Onde ninguém o vir não ponhas nada.

Faze canteiros como os que os outros têm,
Onde os olhares possam entrever
O teu jardim como lho vais mostrar.
Mas onde és teu, e nunca o vê ninguém,
Deixa as flores que vêm do chão crescer
E deixa as ervas naturais medrar.

Faze de ti um duplo guardado;
E que ninguém, que veja e fite, possa
Saber mais que um jardim de quem tu és –
Um jardim ostensivo e reservado,
Por trás do qual a flor nativa roça
A erva tão pobre que nem tu a vês...

(in Cancioneiro)

Mas que atire a primeira pedra quem nunca se preocupou com a imagem. Porque não haveria o comunista deputado de recorrer também ao modernaço marketing das ‘ciências’ da ‘comunicação’? Também tem direito. Ou não..?

Há que não substimar o 'inimigo'... e usar as armas disponíveis. Mas que armas..?
Não deixa de ser triste ver ao que uma essência pensa ter que chegar para sobreviver. Mas não será só aparência..?
Não que a essência não deva coincidir com a aparência... nos confusos tempos que corremos, é uma luta. Mas que luta..?

Onde está o inimigo?
Conselho? Que conselho?
Que jardim cuidar?
Onde és teu?
Onde te vejo?

Anónimo disse...

Agora recebeu o prémio "Mais Autarca" da revista Mais Alentejo imagino bem o inchaço com que deve andar. É um perito a gerir a imagem, que deve ser a única coisa que percebe realmente porque de resto coitadinhos de nós enquanto esta "sumidade" estiver instalado nos paços concelhios!!!!!!!!

Anónimo disse...

Autarca Proença tem mente despenteada; viu-se nas argumentações que usou, por via da sua estrutura politica, DORLA, dar na cabeça dos autarcas socialista, detentores de uma "grande escola" e que que não se deixam abater por raiva do PCP, que não se conforma em ter perdido a maioria na AMLA, etc, etc,
isto para dizer que acabou por levar na cabeça, pois os autarcas do PS vieram a público, e desmentiram tudo!! boa, e agora Sr. Vitor Proença, que vai fazer, ????
Não há prémios que limpem a sua imagem que afinal está destruída no litoral alentejano e que não vai lá das palhetas, nem que a burra fale!!
Ainda tinha esperança que o autarca proença fosse mais esperto! mas não , com esta que saiu agora no litoral alentejano, está de vez arrumado.

Xavier disse...

Volta Cascão da Silva. Para bem deste concelho que só tu podes levar para a frente. Não é com o vaidoso e o arrogante do Frade que ganhamos a câmara à CDU agora que estão em queda acelerada. Volta Cascão!

Anónimo disse...

Pelo menos em simpatia e simplicidade Cascão ganha aos pontos a Arnaldo Frade. Mas também não creio que seja o presidente com o perfil que Santiago precisa nesta altura. Se não fosse um bocado preguiçoso preferia o José Campos, mas também gosto do João Madeira e do José António Falcão mas numa lista de independentes sem o espartilho partidário.

Anónimo disse...

A CDU é aquilo que todos nós vemos, e já não vai passar disto. Engonha, engonha, engonha e não tem visão para o concelho.
O PS com o A.Frade é uma feira de vaidades como nunca tinha acontecido. A. Frade nunca fez nada na vida que se veja e tem andado sempre às costas do PS, ora nos centros de emprego, ou como assessor do Beato, enfim uma nulidade perfeita que vive do cartão de militante do PS.
O CDS/PP está em estado de coma.
O PSD não está em coma, mas anda lá perto porque não se sabem de quaisquer iniciativas.
O Bloco ainda vai arranhando qualquer coisa aqui e ali, tem um lider inteligente e algumas pessoas interessantes e é a força politica que pode dar esperança ao Litoral se não se perder e for um pouco mais activa nestes dois anos até às eleições.

Anónimo disse...

Não me parece que o cascão deva voltar, mas também acho que o vaidoso do Frade, não vai lá das canetas. Até porque ele só anda a fazer o favor ao patrão dele - Alexandre Rosas, Grande Alexandre!!! pois o Frade só anda a fazer, e com muito sacrificio uns favores ao patrão que lhe arranjou o tacho. Ao que parece a coisa não vai lá muito bem, pois até os seus estão de nariz trocido com o tal frade.

Chaparro alenejano disse...

Temos poucas pessoas para fazer andar o litoral. A maior parte é só tachistas da esquerda à direita. INDEPENDENTES PRECISAM-SE

Anónimo disse...

Não acho que o Frade vá mal. Até me parece que bem pior vai o Proença e o Rosado e a Margarida e o Beijinha. Esses sim, desecreditados e levianos, arrogantes e maus. Falem com os funcionários, discretamente claro, porque senão quem paga são eles. Perguntem lá ao Proença quantos funcionários tem na pratelaeira por serem contra ele? Perguntem ao Proença o que fez a alguns funcionáriso que tiveram de ir embora? Perrguntem lá ao Proença porque razão essas pessoas abalaram? Já pensaram se essas pessoas vierem falar? pois porque esses que abalaram conhecem bem a camara. Esses sim conhecem os podres e chegada a altura, se o Proença não se põe à tabela salta de lá num instante. Procurem esses funcionários que abalaram prejudicados, humilhados pela CDU e pela imcompetencia do Proença e também pela sua falta de visão.

Anónimo disse...

A CDU no concelho de Santiago do Cacém é que não pode continuar sob pena de o atraso ser cada vez maior e também cada vez mais dificil recuperar. Era importante que houvesse efectivamente uma alternativa. Eu acho que o PS apesar de tudo pode ser alternativa basta escolher o candidato. eu não apoio o Proença nem o PCP, NUMCA! As provas estão dadas.

Anónimo disse...

Um dia que vá para lá o ps fazem igual. Tiram pessoal comunista e põem socialista. A gente vai ver nas câmaras por esse país e é tudo assim. Eu não voto nem em Frades, nem em Proenças. Não voto em ninguém, deixo em branco porque se for a ver bem mudam as moscas mas a .....